metropoles.com

GDF publica lei que autoriza eutanásia em animais

A lei entra em vigor no prazo de dois anos e será regulamentada em até três meses

atualizado

Compartilhar notícia

José Cruz/ABr
cavalo carroça
1 de 1 cavalo carroça - Foto: José Cruz/ABr

O Governo do Distrito Federal (GDF) liberou a eutanásia em animais. A Lei Nº 5.756 foi publicada nesta quinta-feira (22/12), no Diário Oficial do DF. O projeto de autoria do distrital Joe Valle (PDT), eleito presidente da Câmara Legislativa, também proíbe circulação de carroças pelas vias da cidade.

De acordo com a determinação, cavalos, vacas e outros animais que forem encontrados nas ruas em estado de sofrimento (que não possa ser resolvido de outra forma) deverá passar por eutanásia. O procedimento será executado por um veterinário. Já a fiscalização das carroças ficará por conta do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran).

Em caso de flagrante, o agente de trânsito deve acionar a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagri) para o recolhimento do animal e requisitar força policial, se necessário. Entidades de proteção e defesa dos animais ou qualquer pessoa podem fazer denúncias à secretaria.

Os bichos recolhidos, segundo a lei, devem ser encaminhados ao curral da Seagri ou, em caso de emergência, a hospitais veterinários. A multa para esse tipo de infração varia de R$ 30 a R$ 300. A lei entra em vigor no prazo de dois anos e será regulamentada em até três meses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?