metropoles.com

Garis do DF concluem curso de alfabetização e ganham formatura de gala

Trinta e dois funcionários da empresa Sustentare terão uma festa na Universidade Católica de Brasília na noite desta quinta (8/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Formatura garis
1 de 1 Formatura garis - Foto: null

Após nove meses de muito estudo, 32 garis da empresa Sustentare vão se formar nesta quinta-feira (8/12) em grande estilo. Eles concluíram o curso de alfabetização oferecido pela empresa e terão direito a uma festa de gala na Universidade Católica de Brasília (UCB). Em preparação para o evento, eles passaram o dia se arrumando em um salão de beleza no Gama.

“Estou muito animada para hoje, é a minha primeira formatura”, afirma a gari Adriana de Sousa, 35 anos. Ela parou de estudar aos 9, quando cursava a quinta série e só retomou as aulas com o curso oferecido pela Sustentare. “Foi maravilhoso, a gente aprendeu a se comunicar melhor com as pessoas, a escrever direito”, explica.

Sustentare/Divulgação
Os garis Paulo Jean e Adriana Sousa (à direita e ao centro na foto), ao lado da professora Williani Carvalho (à esquerda)

Segundo informações da empresa, 60% dos 2,5 mil garis que trabalham para a Sustentare são analfabetos ou não concluíram o ensino primário e o objetivo do curso é sanar essa falha. Neste ano, duas turmas foram formadas, uma com 15 e outra com 17 alunos. Os estudantes tinham aulas duas vezes por semana, em horário de trabalho, em um auditório do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Um deles era Paulo Jean, 38 anos. “Nem me lembro de quando parei de estudar, faz tanto tempo…”, afirma. Animado para a festa desta quinta (8), ele explica como o curso teve efeitos em sua vida cotidiana: “Consegui aprimorar minha leitura, que era muito ruim. Antes, tinha dificuldade até em pegar ônibus por conta disso, mas hoje é muito mais fácil”.

 

As aulas eram ministradas por duas funcionárias da Sustentare, a coordenadora de Recursos Humanos Williani Carvalho e a psicóloga Amanda Teles, que se voluntariaram para o serviço e fizeram um curso de capacitação de educador organizado pela Universidade Católica de Brasília. “É a minha primeira turma, não consigo nem expressar o tamanho do orgulho que estou sentindo”, afirma Williani.

Após a entrega dos diplomas, os alunos serão encaminhados à rede pública de ensino para continuar os estudos. De acordo com a Sustentare, novas turmas do curso serão abertas no ano que vem.

João Gabriel Amador/ Metrópoles

Compartilhar notícia