metropoles.com

Fraga tem carteira suspensa pelo Detran e faz curso de reciclagem

Deputado diz que veículos usados por sua mulher e dois filhos estão no nome dele e as multas foram registradas em sua CNH

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
1 de 1 - Foto: Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

Pelo segundo domingo consecutivo, o deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) tem destino certo: a Escola Pública de Condutores do Departamento de Trânsito (Detran), na 706 Sul. O parlamentar teve a Carteira de Habilitação suspensa depois de levar mais de 20 pontos. Ele foi flagrado pelo Metrópoles quando chegava para sua última aula, na manhã deste domingo (9/7), por volta de 7h50.

O coronel aposentado da Polícia Militar do DF garante ter uma boa explicação para frequentar a escolinha do Detran. Segundo ele, os três veículos usados por sua mulher e dois filhos estão no nome dele e as multas por excesso de velocidade acabaram sendo registradas em sua CNH.

“Fui pego de surpresa. Quando percebi, minha habilitação já estava suspensa. Farei a transferência dos veículos e cada membro da minha família terá que responder pelas próprias multas”, contou, em tom de brincadeira.

O democrata contou que está tendo uma boa experiência na escola de reciclagem, mas que, como cidadão comum, decidiu que iria fazer todo o trâmite para recuperar a carteira. “Estou fazendo as aulas para não ter qualquer tipo de problema com a lei”, frisou. Questionado pela reportagem, ele disse não saber quantos pontos recebeu.

0

O parlamentar, que sonha em comandar o Palácio do Buriti, tomou todos os cuidados para não incorrer em novas infrações: chegou no curso em um carro particular, conduzido por um motorista, que ficou aguardando a saída dele.

Motoristas que atingem o total de 20 ou mais pontos na CNH têm o documento suspenso por prazo que pode variar de um a 12 meses. Para recuperá-lo, os condutores devem pagar as multas e fazer o curso de reciclagem, que cobra presença obrigatória. Após a conclusão e aprovação nas aulas, o condutor recebe a carteira de volta.

Transferência de pontos
O deputado poderia ter evitado a pontuação exagerada na carteira. A legislação permite a transferência dos pontos, no caso de o motorista infrator não ser o proprietário do veículo. Em média, o Detran-DF recebe 160 pedidos por dia para que a pontuação seja transferida para outra CNH.

O proprietário do veículo tem até 15 dias após o recebimento da notificação da autuação para identificar o motorista responsável pela infração. O pedido de transferência pode ser feito via Correios ou em uma das unidades de atendimento do órgão. O condutor deve preencher e assinar um formulário, que está disponível no site do Detran-DF.

O departamento dá o prazo de 10 dias para que a autuação seja transferida, caso o infrator responsável seja indicado por correspondência. Se solicitado em postos de atendimento, o processo é executado em até 48 horas.

Procurado pela reportagem, o Detran-DF não se manifestou até a publicação desta matéria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?