metropoles.com

Forças do DF se preparam para jogos mundiais de policiais e bombeiros

O World Police and Fire Games é considerado o 2º maior evento do mundo em número de participantes, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos

atualizado

Compartilhar notícia

Divicom/Divulgação
volei
1 de 1 volei - Foto: Divicom/Divulgação

Dedicação ao treinamento e foco na competição. É assim que os atletas da Polícia Civil e da Polícia Militar do DF se preparam para participar dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros 2017, evento esportivo que acontecerá na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, entre 5 e 16 de agosto.

As duas corporações formaram delegações que vão competir em diversas modalidades. O grupo que vai representar a PCDF é composto por 109 atletas (entre policiais ativos e aposentados) que irão competir nas modalidades de atletismo, crossfit, natação, vôlei, basquete, futebol, tênis, artes marciais, fisiculturismo e dardo.

As maiores equipes são a de atletismo, com 24 atletas, e a de futebol, com 36. No futebol, foram formados dois times, que irão competir na categoria principal e na de maiores de 35 anos. Eles estão treinando no clube da Agepol e já realizaram vários amistosos com as equipes Sub20 do Gama, da PMDF e do Corpo de Bombeiros.

Os policiais civis do DF participam da competição desde 2009 e na última edição, em 2015, conquistaram o maior número de medalhas entre as delegações brasileiras, ajudando o Brasil a ficar em 5º lugar no quadro geral dos jogos.

0

Polícia Militar
Já a delegação da Polícia Militar é formada por 99 atletas. Sendo que 15 vão lutar nas modalidades submission (jiu-jitsu em quimono), caratê, e judô. Um dos representantes na última categoria é o sargento Alan Borges, vice-campeão do Campeonato Latino Americano de Policiais e Bombeiros, na categoria até 81 quilos.

0

No último dia 17 de junho, as equipes da corporação tiveram um treinamento especial com o militar do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e lutador de MMA Paulo Thiago, que também deve competir no WPFG. De acordo com a PM, “estes serão os primeiros Jogos Mundiais dos atletas mencionados e todos estão muito confiantes em realizar uma boa competição e trazer bons resultados”. Os custos com a participação serão pagos pelos próprios atletas.

O Corpo de Bombeiros Militar do DF, por sua vez, não terá uma delegação oficial nos Jogos. De acordo com a corporação, não há recursos disponíveis para o envio das equipes. Ainda de acordo com o CBMDF, alguns militares em férias ou outros afastamentos regulamentares estão se organizando para participar da competição.

O World Police and Fire Games (WPFG) acontece a cada dois anos e reúne as forças de seguranças de vários países. É considerado o segundo maior evento do mundo em número de participantes, ficando atrás, apenas, dos Jogos Olímpicos. A primeira edição dos jogos aconteceu em 1985, na cidade de San José, na Califórnia. (Colaborou Pedro Alves)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?