metropoles.com

Em pronunciamento, Rollemberg defende medidas de racionamento de água

Governador utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (23/2) para pedir apoio da população na luta contra a crise hídrica

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
rollemberg lula
1 de 1 rollemberg lula - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Em pronunciamento publicado nas mídias sociais do GDF nesta quinta-feira (23/2), o governador Rodrigo Rollemberg defendeu a importância do racionamento de água e pediu ajuda da população para garantir que a crise hídrica não se torne ainda mais grave no DF.

“A crise da água em Brasília é gravíssima. Os níveis dos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria estão muitos baixos para enfrentar a estiagem, que começa em maio. Não podemos correr o risco de ficar sem água. Vamos trabalhar juntos para evitar isso”, disse aos seguidores.

Ainda no vídeo, Rollemberg afirma que o esforço feito agora será recompensado depois. “Se economizarmos, não faltará água no período da seca. O governo está fazendo a sua parte. Agradecemos a sua colaboração, mas podemos e devemos fazer mais. Vamos juntos vencer esta crise”, finaliza.

Apesar da gravidade da crise hídrica e das recentes mais medidas enérgicas de racionamento, o GDF afirma que faz investimentos desde 2015 para evitar uma possível falta de água em Brasília. Entre as medidas citadas estão as construções de três sistemas que podem desafogar os reservatórios do Descoberto e de Santa Maria, que abastecem a maior parte do Distrito Federal.

O primeiro deles é o subsistema do Bananal que, segundo o GDF, começa a operar ainda neste ano e vai fornecer água a cerca de 170 mil moradores do Cruzeiro, do Lago Norte e do Plano Piloto. O governo cita ainda o projeto emergencial de retirada de água do Lago Paranoá e as obras do Sistema Corumbá 4, feitas em parceria com o governo de Goiás e que estão paradas por suspeitas de irregularidades. (Com informações da Agência Brasília)

Compartilhar notícia