metropoles.com

Em meio à crise, nem dinheiro do FGTS anima lojistas durante a Páscoa

De acordo com pesquisa da Fecomércio, 36,4% dos comerciantes esperam que as vendas sejam iguais às do ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Internet
1 de 1 - Foto: Divulgação/Internet

A liberação de recursos de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) deve movimentar o comércio durante a Páscoa. Mesmo assim, os lojistas não esperam que o aumento nas vendas seja considerável.

Pesquisa do Instituto Fecomércio do Distrito Federal (IF-DF) revela que, entre os comerciantes, 36,4% esperam que as vendas sejam iguais às do ano passado; 35,2% apostam em um movimento maior; e 28,4% acham que haverá um recuo.

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, vê no FGTS a saída para o aumento de vendas no período. “Essa iniciativa movimentará a economia brasiliense e vai estimular o consumo”, afirma.

Para esse período, a área mais otimista é a de venda de chocolates, que tem expectativa de crescimento de 7,03%. Logo em seguida, vem a de os calçados e acessórios, com 6,02%; padaria e confeitaria, 5,97%; roupas, 4,41%;e lojas de artigo, armarinhos e souvenirs  3,14%.

O estudo mostrou ainda que apenas 17% dos empreendedores pretendem aumentar seus estoques. A maioria dos entrevistados, ou 67,8% do total, afirmou que vai manter o mesmo nível do ano passado. Entre eles, 46,4% dizem que vão usar algum tipo de estratégia para atrair o consumidor.

Dos entrevistados, 78,1% dos comerciantes pretendem aumentar os preços dos produtos em relação ao ano passado. E apenas 6% dos empreendimentos vão abrir vagas temporárias no feriado da Páscoa.

Consumidor
Dos consumidores ouvidos na pesquisa, 50,7% afirmaram que vão presentear alguém. Quase todos, 97,9%, têm intenção de comprar chocolates e trufas. O dinheiro é a forma de pagamento preferida pelos entrevistados, com 72,6%; em seguida, vem o uso do cartão de crédito (14,1%); e por último de cartões de débito (13,2%).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?