metropoles.com

Eixo Monumental fica fechado nesta quarta (24/5)

Por conta dos protestos das centrais sindicais marcados para hoje, trânsito no centro de Brasília foi alterado

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
congresso
1 de 1 congresso - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Por conta da marcha #OcupaBrasília, marcada para esta quarta-feira (24/5), os dois sentidos do Eixo Monumental estão fechados desde a meia-noite. Foram interditados os trechos entre a Rodoviária do Plano Piloto e a via L4 Sul. Os acessos de ministérios e das vias L2 Sul e Norte à Esplanada também ficaram bloqueados.

Como alternativa aos motoristas, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF) recomenda a circulação pelas vias S2 e N2, localizadas atrás dos ministérios. Outra medida que deve ser retomada nesta quarta é a realização de revistas pessoais.

Segundo a SSP-DF, haverá cordões de policiais militares próximos aos ministérios e à Catedral. As abordagens serão feitas especialmente no início do ato, no momento em que os manifestantes estiverem chegando à Esplanada.

Os participantes do protesto não poderão levar hastes de bandeiras, garrafas de vidro, madeira, ou outros objetos cortantes e/ou perfurantes. A SSP afirma que 10 grupos organizadores do protesto, que protocolaram os eventos até o fim da manhã desta terça-feira (23), foram orientados das restrições e devem repassá-las para o público.

De acordo com a pasta, as medidas têm caráter preventivo e permitem um maior controle das vias e espaços públicos. Ainda segunda a SSP, providências estão previstas no Protocolo Tático Integrado (PrTI) das Manifestações, assinado no mês passado por GDF, Congresso Nacional e governo federal. O documento estabelece competências dos órgãos signatários antes, durante e depois de atos populares com grande adesão de público na Esplanada.

A manifestação desta quarta-feira (23) pede a saída do presidente Michel Temer e o início da concentração está previsto para as 11h, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Às 14h, o grupo faz marcha em direção ao Congresso Nacional.

Compartilhar notícia