*
 

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou na tarde desta segunda-feira (17/7) o resultado do vestibular de 2017 da instituição. Ao todo, foram 2.379 candidatos aprovados na primeira chamada. Quem estiver entre eles terá de fazer o registro acadêmico nos dias 20 e 21 de julho.

Ao todo, a UnB ofereceu 2.444 vagas. A maior concorrência ficou com o curso de medicina: 239,05 candidatos por oportunidade. Direito (33,83) e psicologia (32) seguiram em segundo e terceiro lugar no ranking, respectivamente. Os três são ofertados no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. Os participantes puderam optar por 98 cursos de graduação, divididos entre os campi do Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina. Confira aqui o resultado por nome.

O primeiro colocado no campus Darcy Ribeiro foi Augusto Cézar Polveiro e Oliveira, 19 anos. O estudante passou para o curso mais concorrido da instituição: medicina. Morador de Águas Claras, ele conta que teve uma rotina intensa de estudos para conseguir a aprovação. “Fiz cursinho pela manhã e estudava até meia-noite”, relatou.

“Passei em física na UnB em 2015, mas vi que não era o que eu realmente queria. Então larguei e decidi tentar outra coisa, pensei em desistir, cogitei fazer biologia. Não acredito até agora que consegui passar em medicina”, comentou o aluno. “Essa é uma grande vitória. Isso é incrível, surreal. Estou muito feliz”, comemorou.

Ricardo Botelho/Metrópoles

Augusto Cézar, 19 anos, foi o primeiro colocado no campus Darcy Ribeiro (Plano Piloto)

Jonatas Barros, 18, também estudará para ser médico. Ele foi o primeiro colocado no sistema de cotas para negros. Foi o único da reserva a ser aprovado para o curso e diz não ter acreditado quando viu seu nome na lista. “Agora que estou começando a entender o que aconteceu. Olhei minha nota várias vezes”, disse. “Isso é uma coisa fora do comum. Fiz cursinho o ano todo, passei no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e cursei seis meses de medicina em uma faculdade particular em Salvador [BA]”, contou.

Ricardo Botelho/Metrópoles

Primeiro colocado no sistema de cotas para negros, Jonatas Barros, passou para medicina

 

Pelas cidades
Primeiro lugar no campus de Ceilândia, o nutricionista Luciano Sousa, 26, também recebeu a notícia com surpresa. Apesar de já ter uma graduação, ele decidiu concorrer a uma vaga do curso de fisioterapia, e deu certo. “Estudei muito, mas, para mim, ficaria apenas dentro da margem. Quero me encontrar na fisioterapia como não me encontrei na nutrição”, afirmou.

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

Nutricionista, Luciano Sousa decidiu tentar uma nova graduação: foi o primeiro colocado em fisioterapia para o campus de Ceilândia

O servidor do Banco Central Emilton Brito, 27, conquistou a primeira colocação no campus do Gama, para o curso de engenharia. Ele é monitor de um pré-vestibular. “Estou muito feliz, já esperava que passaria, mas não em primeiro. Acredito que quando se ensina alguém, se aprende muito também”, afirmou. Nesta segunda, a felicidade de Emilton era dupla: uma de suas alunas do cursinho também conquistou uma vaga na UnB, para odontologia.

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

Emilton Brito foi o primeiro lugar para o campus do Gama. Cursará engenharia. Uma de suas alunas conquistou uma vaga pra odontologia

 

Também aos 18 anos, Isabela Siebra foi aprovada para o curso de farmácia no primeiro vestibular que fez na vida. “Estou muito feliz com o resultado. Me senti muito pressionada. Daqui pra frente, espero me tornar uma pessoa melhor, aprender cada vez mais e ser uma excelente profissional”, destacou.

Festa dos calouros
Antes das 17h, os resultados colocados no mural do Teatro de Arena da UnB estavam tampados com papel cartão. Quando pais e estudantes chegaram, a expectativa era grande para saber quem seriam os próximos calouros da única universidade pública federal do DF. Eles aguardavam a divulgação munidos com tinta, farinha, ovo — parte da comemoração tradicional dos aprovados. Os resultados também foram colados nos murais do ICC Norte, mas lá não era possível fazer o chamado “trote sujo”.

Veja imagens da festa dos futuros universitários:

 

No DF, as provas do vestibular foram aplicadas no Plano Piloto e nas regiões de Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga. O teste também foi realizado nas cidades goianas de Formosa, Goiânia e Valparaíso. Em Minas Gerais, as provas foram aplicadas em Uberlândia.

Cadastro
Além do prazo para o registro acadêmico, os candidatos devem ficaram atentos à segunda chamada, que será divulgada no dia 26 de julho.


Resultado da 1ª Chamada do vestibular da UnB 2017 by Metropoles on Scribd

 

 

COMENTE

universidade de brasíliaVestibular UnB
comunicar erro à redação