*
 

A angústia para os inscritos na terceira etapa do subprograma 2014 do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) acabou na tarde desta segunda-feira (9/1). Pontualmente às 17h, foi divulgada a lista de primeira chamada dos aprovados.

O que se viu ao redor do Instituto Central de Ciências (ICC) e no Teatro de Arena foi a tradicional correria para checar se o nome constava das listas fixadas nas paredes e em painéis. O resultado também foi disponibilizado na página do PAS no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Os 11.553 inscritos disputaram um total de 4.222 vagas. Quem passou, comemorou. Houve tinta pra todo lado, sorrisos, muita festa e choro com família e amigos. Para aqueles que não viram o nome na lista, o jeito é esperar as próximas chamadas ou retomar os estudos caso a aprovação não venha.

 

O jovem Samuel Melo (foto principal, no destaque), 17 anos, foi aprovado para o curso de engenharia da computação e não conseguia esconder a satisfação. “Ainda nem caiu a ficha direito. Estudei muito e sempre quis trabalhar com essa área. Estou muito feliz”, afirmou o calouro, que estudava no CEM 1 de Sobradinho.

Confira a lista

Resultado 1ª Chamada PAS Subprograma 2014 by Metropoles on Scribd

 

Cabelos grisalhos e com farinha
Entre aqueles que celebravam, um rosto destoava dos jovens: o do consultor empresarial Marcio Fabbris, 60 anos. Ele foi à UnB descobrir se a filha Samanta, 17, foi aprovada no curso de nutrição e saiu feliz e vida.

Minha filha estudou muito e isso foi recompensado com a aprovação. Ela está viajando e prometi que viria pessoalmente conferir o resultado. Estou muito orgulhoso"
Marcio Fabbris, consultor empresarial

 

Felipe Menezes/Metrópoles

Marcio Fabbris foi conferir o nome da filha e saiu com os cabelos grisalhos sujos de farinha

 

Outro que deixou a família orgulhosa foi o jovem Arthur Villas-Bôas, 17 anos, aprovado em arquitetura. O avô dele fez parte da primeira turma do curso na UnB e agora o neto segue os passos. “Decidi o que estudar no ano passado, por influência do meu avô. Estou muito feliz porque achava que nem ia conseguir a vaga no primeiro semestre”, conta o jovem, que estava acompanhado da mãe, do irmão e do pai.

Felipe Menezes/Metrópoles

Arthur passou para arquitetura. O avô dele estudou na primeira turma do curso na UnB

 

Matrículas começam em fevereiro
Logo após divulgar a lista de aprovados, a UnB disponibilizou a Agenda do Calouro para o primeiro semestre de 2017. Segundo o documento, as matrículas serão nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. O início das aulas está marcado para 6 de março. No mesmo dia, haverá as cerimônias de boas-vindas aos novos estudantes. Uma ocorrerá às 9h, no Centro Comunitário Athos Bulcão. A segunda, no Anfiteatro 9 do ICC, será às 19h.

As 4.222 vagas disponíveis foram distribuídas entre 99 cursos de graduação, nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. As oportunidades são divididas para ingresso nos dois semestres letivos da UnB, sendo 2.112 chances para o 1º semestre e 2.110, para o 2º semestre de 2017.

Novidades na seleção
Essa é a primeira vez que a UnB selecionou seus futuros alunos por meio do SisUnB. O sistema permitiu que os estudantes conferissem suas chances de aprovação no curso pré-escolhido e mudassem de opção, caso julgassem mais interessante. Além disso, a universidade colocou metade das vagas disponíveis para o segundo semestre de 2017 à disposição dos candidatos do PAS.

Os alunos que tiveram pontuação suficiente para preencher as vagas do próximo semestre, no entanto, terão de segurar a ansiedade. A lista dos aprovados divulgada nesta segunda (9) se refere apenas à primeira chamada. Os futuros universitários só saberão se vão poder comemorar quando todas as chamadas para preencher as vagas do primeiro semestre de 2017 terminarem. A segunda convocação só será em 13 de fevereiro.

 

 

COMENTE

comunicar erro à redação