*
 

A Universidade de Brasília (UnB) caiu 100 posições no ranking do QS World University, grupo inglês que avalia as melhores instituições de ensino do mundo em 2016. Esta foi a maior queda entre os 22 centros universitários brasileiros que aparecem na lista. No ano passado, a UnB esteve na faixa de 491-500, no estudo mais recente, aparece entre 601-650.

A universidade brasileira mais bem posicionada é a Universidade de São Paulo (USP), que ficou na 120ª posição. No cenário da América Latina, a UnB ainda está entre as melhores mas caiu 10 posições, foi de 22ª para 32ª. No Brasil, é a 10ª melhor.

A UnB aparece atrás de instituições como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e das Pontifícias Universidades Católicas (PUC) do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Após a divulgação da pesquisa, a UnB publicou uma nota explicando que houve “falha interna no fluxo de dados repassados” e que a universidade “não regrediu, de fato, nos indicadores avaliados”. O reitor da UnB, Ivan Camargo, confirmou que aconteceram falhas no processo. “Foi um erro de competência: a solicitação foi passada para um determinado grupo, mas quem deveria responder era outro”, disse ele.

 

 

COMENTE

UnBUSPranking mundialQS World University
comunicar erro à redação