metropoles.com

Nota vermelha para a educação do DF: escolas não alcançam meta no Ideb

Dados divulgados nesta quinta-feira (8/9) pelo MEC mostram que os colégios públicos do Distrito Federal não evoluíram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos ensinos médio e fundamental

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Estudantes sentados em carteiras virados para o quadro e mulher escrevendo em quadro branco
1 de 1 Estudantes sentados em carteiras virados para o quadro e mulher escrevendo em quadro branco - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos alunos das escolas públicas do Distrito Federal não evoluiu no ano passado. Dados divulgados nesta quinta-feira (8/9) pelo Ministério da Educação (MEC) revelam que, no final do primeiro ciclo do ensino fundamental (4ª série/ 5º ano), o índice no DF se manteve o mesmo de 2013: 5.6. No entanto, a meta era de 5.8.

No final do ensino fundamental, a diferença entre o índice atingido e a meta foi ainda maior: 0.5. A nota alcançada foi 4, enquanto o objetivo era chegar a 4.5. No ensino médio, o índice das escolas públicas foi de 3.5, enquanto a meta era 3.9.

Neste ano, apenas dois estados cumpriram a meta no ensino médio: Amazonas e Pernambuco. O Ideb é um indicador que relaciona o desempenho dos alunos e os dados de fluxo escolar. A cada dois anos, avalia estudantes do ensino fundamental da rede pública e do ensino médio de escolas públicas e privadas.

“Infelizmente, o Brasil está mal. Não é algo que a gente possa celebrar. Estamos muito distantes da educação de qualidade”, admitiu o ministro da Educação, Mendonça Filho, ressaltando que irá reforçar junto ao Congresso Nacional a aprovação de um projeto de lei que prevê uma reformulação do currículo do ensino médio.

Por telefone, o subsecretário de educação do Distrito Federal, Fábio Sousa, informou que o aprendizado de língua portuguesa e matemática das crianças e adolescentes de Brasília melhorou. Segundo ele, as notas foram superiores nessas matérias. O que não teria melhorado seria o índice de aprovação dos estudantes. “Precisamos melhorar o ensino das outras matérias para que a reprovação diminua”, completou.

(Com informações da Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?