metropoles.com

Justiça suspende desocupação de estudantes da Universidade de Brasília

Tribunal Regional Federal acatou pedido do Ministério Público Federal e deu mais 15 dias para que o impasse seja resolvido pela instituição

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
UnB ocupa
1 de 1 UnB ocupa - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Após decisão do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, a desocupação da Universidade de Brasília (UnB), que estava prevista para o fim da tarde desta quarta-feira (23/11), foi suspensa. O TRF acatou um pedido de liminar do Ministério Público Federal (MPF) e deu mais 15 dias para que o impasse na instituição seja resolvido. Só depois de passado esse prazo, é que o caso será reavaliado pela Justiça.

A decisão de suspender a desocupação é do desembargador Jirair Meguerian. Os estudantes ocupam a UnB em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos por um período de 20 anos.

Confira na íntegra a decisão que suspendeu a desocupação:

Decisão suspende desocupação na UnB by Metropoles on Scribd

Os estudantes já definiram as próximas ações. Nesta quinta-feira (24), eles pretendem fazer uma assembleia-geral na UnB, às 12h. A pauta da reunião é a deflagração de uma possível greve estudantil. O encontro foi convocado após assembleia do Conselho de Entidades de Base, composto pelos Centros Acadêmicos da Universidade.

A partir desta quarta (23), os estudantes que protestam contra a PEC do Teto dos Gastos também vão promover uma semana de mobilização pela derrubada do projeto. Entre as manifestações, estão um ato na Rodoviária do Plano Piloto, debates e oficinas.

As ações chegam ao ápice na próxima terça-feira (29), dia em que está programada a votação em primeiro turno da PEC 55 do Senado Federal. No dia, haverá uma mobilização nacional contra o projeto na Esplanada dos Ministérios. Caravanas de movimentos sociais de diversos estados brasileiros virão à capital para participar do protesto.

 

Compartilhar notícia