metropoles.com

Falta de internet prejudica informação sobre Telematrícula no DF

Serviço foi interrompido por falta de pagamento. Com isso, servidores não podem consultar o sistema online e fornecer informações aos pais

atualizado

Compartilhar notícia

Dênio Simões/Agência Brasília
telematrícula gdf
1 de 1 telematrícula gdf - Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Não são só as farmácias da rede pública de Saúde do Distrito Federal que estão com serviços interrompidos por conta de falta de internet. A Secretaria de Educação também passa pela mesma situação e dificulta a vida de pais sem acesso à web que querem saber o resultado das telematrículas, por exemplo.

Nesta quinta-feira (29/12), o Metrópoles entrou em contato com a Diretoria Regional de Ensino do Plano Piloto e do Cruzeiro para tentar conseguir os resultados da pré-matrícula de estudantes da rede pública. A reportagem, no entanto, foi informada por uma servidora que o dado não poderia ser obtido porque o local está sem internet há cerca de duas semanas.

A funcionária pública afirmou ainda que a única outra forma de acessar os resultados da Telematrícula é por meio do site da Secretaria de Educação. Questionada sobre as famílias que não têm acesso à internet, a servidora afirmou que nada poderia ser feito.

A pasta confirmou ao Metrópoles a interrupção dos serviços de internet e afirma que está negociando com a empresa telefônica possibilidades de pagamento dos débitos. Ainda não há previsão de retomada dos serviços. Até a última atualização desta reportagem, no entanto, a Secretaria de Educação não havia informado há quanto tempo a internet está cortada, nem quais unidades foram afetadas ou os serviços que estão suspensos.

O resultado da pré-matrícula na rede pública de ensino do DF foi divulgado na última quarta-feira (21/12). Os responsáveis pelos estudantes contemplados têm entre os dias 9 e 18 de janeiro para efetivar a matrícula nas unidades de ensino. Quem não fizer isso dentro do prazo perde a vaga na rede pública. Como a SEDF não tem internet, a única forma possível de ter acesso ao resultado é por meio do site da pasta.

Saúde
Além da Secretaria de Educação, farmácias dos centros e postos de saúde do Distrito Federal estão sem internet, o que tem atrasado pedidos de reposição de medicamentos, feitos por meio eletrônico.

O serviço de telefone e internet na rede pública de saúde está cortado há mais de cinco meses. A pasta informou que “está analisando as faturas para pagamento à empresa Oi” e reiterou que tem feito todos os esforços para restabelecer o serviço”.

Compartilhar notícia