metropoles.com

Estudantes e servidores protestam contra a PEC 241 na Esplanada

Manifestantes são contra a proposta que prevê o congelamento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos

atualizado

Compartilhar notícia

CUT Brasília/Divulgação
1 de 1 CUT Brasília/Divulgação - Foto: null

Cerca de 1 mil manifestantes, segundo a Polícia Militar, foram à Esplanada dos Ministérios para protestar na noite desta segunda-feira (24/10). A avenida chegou a ser bloqueada próximo ao Museu da República, mas o trânsito foi liberado rapidamente. A maioria dos ativistas era composta por universitários, professores e servidores. Eles reclamavam da PEC 241, que prevê o congelamento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos.

Palavras de ordem e canções contrárias ao governo Temer também foram entoadas pelos manifestantes. “Para acabar com a precarização, greve geral na educação!” e “não vai ter PEC, vai ter luta, não vai ter PEC, vem pra rua” eram as frases mais gritadas.

Residência da Câmara
Também na noite de segunda (24), cerca de 20 membros da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário (Fenajud) se reuniram em frente à residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também para protestar contra a PEC 241. Segundo o presidente da entidade, Luiz Souza, “a proposta vem de encontro aos interesses do povo brasileiro. Queremos mostrar ao presidente da Câmara que a sociedade é contrária a esses cortes”.

Protesto pelo Brasil
Nas principais capitais do país também houve manifestações. No Rio, os ativistas se reuniram na Praça Pio X, ao redor da Igreja da Candelária e, às 18h40, iniciaram passeata em direção à Cinelândia. Segundo a PM eram cerca de 1 mil pessoas.

Estudantes e sindicalistas eram maioria entre os manifestantes. Além de protestar contra a PEC, havia outras reivindicações, principalmente a saída de Michel Temer da Presidência da República. (Com informações da Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações