metropoles.com

Estudante teme perder liminar por conta de ocupação na UnB

Jovem conseguiu liminar que a permite ter isenção de taxa para fazer a prova no domingo (27). Porém, Justiça não conseguiu notificar a UnB

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
UnB reitoria
1 de 1 UnB reitoria - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A estudante Micaella Borges, 18 anos, está preocupada. Ela conseguiu uma liminar na Justiça para ter isenção da taxa de inscrição para a prova da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS), que ocorre neste domingo (27/11). No entanto, por conta da ocupação do prédio da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB), a instituição não foi notificada da decisão e Micaella corre o risco de não conseguir fazer a prova.

“Sem a notificação oficial, a liminar não vale”, explica a advogada Érica Rodrigues Lira, uma das responsáveis pelo caso. A decisão saiu nesta sexta-feira (25), após pedido feito pelas defensoras. Érica afirma que um oficial de Justiça chegou a ir à universidade para fazer a notificação, mas não conseguiu por conta da ocupação dos estudantes. “Ele me disse que existem uns outros dez mandados na mesma situação”, afirma Érica.

Micaella só descobriu que não havia conseguido a isenção de taxa de inscrição quando tentou consultar o local de prova. Quando acessou o site, a jovem recebeu a informação de que seu CPF não estava cadastrado e então ela correu atrás de uma explicação. “Eles não me avisaram e nem justificaram a decisão. Eu achei que estava garantido”, diz a jovem.

A confiança de Micaella tem um motivo. Ela faz parte do Cadastro para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e, por isso, tem direito à isenção da taxa. Além disso, ela conseguiu o benefício tanto na primeira quanto na segunda etapa do PAS e também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

Agora, a moradora de Sobradinho II, que deseja cursar Nutrição, está apreensiva. “Essa é uma das minhas principais chances para entrar na UnB. Fui bem nas primeiras etapas do PAS e contava com a terceira para garantir a vaga. Agora, com esse problema em cima da hora, estou tentando não criar expectativas”, desabafa Micaella.

Em resposta, a UnB afirmou que tanto o reitor que estava em exercício até quinta-feira (24), Luis Bermudez, quanto a reitora que assumiu o trabalho nesta sexta (25), Márcia Abrahão, estavam disponíveis em outros prédios da universidade para receber notificações.

A instituição afirma ainda que outras liminares foram assinadas durante o período e que a localização dos reitores foi divulgada por meio de comunicados. Por fim, a universidade disponibilizou contatos para que a liminar de Micaella seja entregue antes de domingo (27).

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?