metropoles.com

Candidatos à Reitoria da UnB apresentam propostas para campus do Gama

Num clima um pouco mais acalorado do que o do encontro anterior, os três postulantes ao cargo máximo da instituição fizeram perguntas entre si e responderam questionamentos dos alunos, professores e servidores técnico-administrativos. A situação da unidade foi o principal assunto

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
eleição unb
1 de 1 eleição unb - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A falta de segurança e de infraestrutura na Faculdade UnB Gama (FGA) foram os temas que nortearam o segundo debate dos candidatos à reitoria da Universidade de Brasília, no auditório do local. Inaugurado em 2011, o campus faz parte do projeto de extensão da instituição e abriga os cursos de engenharia aeroespacial, automotiva eletrônica, de anergia e software. Num clima um pouco mais acalorado do que o da primeira edição, os três candidatos ao cargo máximo da instituição de ensino superior iniciaram o debate às 11h30 desta terça-feira (16/8), fizeram perguntas entre si e responderam questionamentos dos alunos, professores e servidores técnico-administrativos.

Concorrem ao cargo os professores Denise Bomtempo e José Manoel Sánchez, da Chapa 93 – UnB (Diálogo e Ação). A Chapa 94 (Diálogo para avançar) é composta pela geóloga Márcia Abrahão e pelo linguista Enrique Huelva. Ivan Camargo, engenheiro elétrico e atual reitor, e Sônia Báo, bióloga, disputam a reeleição pela Chapa 95 (Somos Todos UnB).

Durante o debate, mediado pelo jornalista Hélio Doyle, eles lembraram a importância de tirar do papel o Parque Científico e Tecnológico do DF. Para os candidatos, o tema e a construção do espaço afetam diretamente a vida dos estudantes das diferentes engenharias do campus. Eles reclamaram da demora na construção do parque, que é discutido há mais de 15 anos. Baseada no relatório de gestão, que mostra dados da UnB até 2015, a professora Denise Bomtempo questionou o atual reitor, Ivan Camargo, sobre os motivos de a captação de recursos ter se mantido no mesmo patamar desde 2012.

Naquele ano, o resultado da captação era R$ 194 milhões e, em 2015, foi de R$ 193 milhões. Camargo lembrou que houve uma mudança de paradigma sobre o aceitamento da Fundação de Apoio como captadora de recursos. “Precisamos de dinheiro para pesquisa. Estamos tentando fazer como as grandes universidades da Europa. Portanto, agora, acho que esse é o caminho”, afirmou.

Obras não concluídas
A professora Márcia Abrahão cobrou a execução do orçamento da UnB e o término do estacionamento e do cercamento da unidade do Gama. “Houve uma promessa em 4 d outubro de 2013 de construir a cerca do Gama. Passaram três anos e isso ainda não aconteceu. Ela vai ficar pronta? A universidade encontra dificuldades para realizar obras”, afirmou a geóloga. O reitor justificou que a empresa que faria a cerca faliu, que foi uma excepcionalidade. Mas garantiu que ficará pronta até o fim de 2016.

A candidata Denise Bomtempo questionou Marcia Abrahão sobre a questão de gênero e direitos da mulher. Denise citou o caso de uma estudante que foi vítima de violência sexual e precisava da transferência do Paraná para a UnB, mas teve o pedido negado. Marcia afirmou que foi uma decisão da UnB, por não ter a modalidade de transferência excepcional.

“Nenhum caso pode ser isolado, precisamos de políticas que combatam a violência contra a mulher. O Decanato de Assuntos Comunitários tem que fazer isso. As famílias ficam destruídas, precisamos de políticas para as mulheres”, afirmou Denise. A candidata Marcia ressaltou a importância do tema e frisou que, se eleita, fará parcerias com o GDF para construir creches nos quatro campus.

O próximo debate dos candidatos será na quinta-feira (18), na Faculdade de Planaltina. As eleições, com consulta à comunidade acadêmica acontecem em 30 e 31 de agosto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?