metropoles.com

Alunos da Escola Classe 1 da Estrutural são transferidos para o SIA

Novo prédio da instituição de ensino teve a estrutura adaptada para receber os estudantes

atualizado

Compartilhar notícia

Tiago Oliveira/Secretaria de Educação do DF
ESCOLAESTRUTURAL
1 de 1 ESCOLAESTRUTURAL - Foto: Tiago Oliveira/Secretaria de Educação do DF

Depois de serem transferidos para o Cruzeiro, Guará e dois endereços na Asa Sul nos últimos três anos, os alunos da Escola Classe nº 1 da Estrutural ganharam um espaço para chamar de seu. Pelo menos, por enquanto.

O novo local, no trecho 2 do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), teve a estrutura adaptada para receber os estudantes e conta com quatro andares, 18 salas de aula, videoteca, laboratório de informática, biblioteca e ginásio de esportes.

Tiago Oliveira/Secretaria de Educação do DF
O prédio do SIA foi reformado para receber os alunos da Estrutural

Segundo Fábio Pereira de Sousa, subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional da Secretaria de Educação do Distrito Federal, as crianças tinham que acordar muito cedo para estudar nos antigos endereços, o que os prejudicava pedagogicamente.

“Buscamos um espaço mais perto da residência deles. Esse é o prédio mais próximo que encontramos. Fica a 10 minutos da Estrutural”, explica Sousa.

Até segunda ordem, as crianças devem ficar no SIA. O prédio é alugado, mas o contrato não tem data limite. O plano da pasta é abrir novas vagas para o espaço, que tem estrutura para abrigar mais alunos. Hoje, a instituição de ensino tem 800 estudantes matriculados em turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e tem capacidade para abrigar até 1,2 mil estudantes.

Tiago Oliveira/Secretaria de Educação do DF
Banheiros da nova unidade da Escola Classe 1 da Estrutural

Em 2012, o espaço construído próximo ao lixão foi interditado pela Defesa Civil e assim permanece até hoje. Segundo a Secretaria de Educação, o cheiro de gás com o odor desagradável vindo do lixão provocava mal-estar nos professores e alunos. Além disso, a Defesa Civil constatou que havia riscos de explosão no prédio.

Hoje o órgão faz um estudo para determinar o que deve ser feito com a construção. Também participam da análise o Corpo de Bombeiros, o Instituto Federal de Brasília e a Universidade de Brasília (UnB).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?