metropoles.com

40,88% das vagas do PAS em 2016 são de alunos da rede pública

Secretaria de Educação registrou 861 aprovados na terceira etapa da prova da UnB. No Centro de Ensino Médio 1 de Sobradinho, 64 estudantes conquistaram um lugar na universidade

atualizado

Compartilhar notícia

Toninho Tavares/Agência Brasília
pas
1 de 1 pas - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Depois de três anos dividindo o tempo entre a escola, os cursos de línguas e o estágio, chegou a hora de comemorar a recompensa. É o que tem feito a adolescente Ana Izadora de Oliveira Uchôa, de 17 anos, desde sexta-feira (8/1), quando foi aprovada no curso de engenharia civil da Universidade de Brasília (UnB). “É a realização de um sonho. Sempre gostei muito de estudar e sou apaixonada por disciplinas exatas”, afirma a moradora de Sobradinho.

Nascida em Macapá (AP) e radicada em Brasília desde os cinco anos de idade, a jovem, que sempre estudou em escola pública, conta que, para ingressar no curso desejado, contou com a ajuda dos professores e com o apoio da família. “Não fiz cursinho e estudei muito em sala de aula”, garante. “Agora já ganhei até um capacete cor-de-rosa”, anima-se a caloura.

Ana Izadora é estudante do Centro de Ensino Médio 1 de Sobradinho, conhecido como Ginásio, e está entre os 64 estudantes da escola que conseguiram uma vaga na universidade federal em primeira chamada por meio do Programa de Avaliação Seriada (PAS). O resultado conquistado pelos alunos da instituição é consequência de uma educação voltada para a disciplina e para ensinamentos que vão além dos livros, na avaliação do diretor da unidade, Ari Luiz Alves Pae (foto). “Aqui, os alunos são cobrados a ser cidadãos, a cumprir horários, a respeitar os professores e a entender a importância de uma boa formação”, aponta o educador.

Fundada em 1966, a escola comemora 50 anos em 2016 com o presente de ser a que mais aprovou alunos na UnB em 2016. Seguem no ranking dos que mais conquistaram vagas os Centros de Ensino Médio de Taguatinga Norte (58), do Setor Oeste (57) e do Setor Leste (55) — ambos no Plano Piloto —, e o Centro de Ensino Médio 2 de Ceilândia (55). Entre as coordenações regionais de ensino, o destaque ficou com Plano Piloto e Cruzeiro (184), seguida por Ceilândia (163), Taguatinga (143), Gama (83) e Sobradinho (71).

Preparo
Em 2015, os alunos da rede pública de ensino ocuparam 32% das vagas do PAS, das 2.106. Neste ano, foram 40,88% (também 2.106 vagas).

O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Júlio Gregório Filho, atribui esse aumento ao programa Por Dentro dos Exames do Ensino Médio, lançado em 2015, que, além de promover simulado da prova de acesso à UnB, mostrou aos estudantes que eles tinham as ferramentas necessárias para serem aprovados. “Os professores corrigiram as provas e as redações, deram retorno aos alunos sobre o desempenho individual e falaram sobre o processo de avaliação durante todo o ano, tudo isso fez com que eles se sentissem estimulados e capazes de ter boas classificações”, afirma.

Além do conteúdo dado em sala de aula, houve importante ajuda de professores das redes pública e privada que se voluntariaram e promoveram cursinhos preparatórios em algumas unidades, com apoio do Estado. “As regionais de ensino têm autonomia para desenvolver seus cursos e para apoiar com a logística, como a cessão de salas de aula.”

O subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Fábio Pereira de Sousa, esclarece que o número atualizado de 861 estudantes aprovados pode aumentar. “A pasta ainda mapeia aqueles alunos que, na hora da inscrição, entram pelo sistema universal e não registram que são da rede”, explica.

Sobre o simulado, o subsecretário adianta que o objetivo da pasta é que o teste seja anual e que ocorra entre o fim de julho e o início de agosto. “Queremos antecipar a prova para que eles tenham tempo de rever o conteúdo depois dos resultados”, conclui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?