metropoles.com

Vendas do comércio no DF caem 13% em janeiro, diz Fecomércio

Os negócios no setor de serviços também sofreram queda, de 7,3%. Os dados constam de pesquisa elaborada pela federação com apoio do Sebrae

atualizado

Compartilhar notícia

Leonardo Arruda/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Leonardo Arruda/Metrópoles

As vendas do comércio do Distrito Federal tiveram queda de 13,3% em janeiro em comparação com o mês anterior. O setor de serviços também recuou 7,3% no período analisado. Os dados foram coletados pela Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF, elaborada pelo Instituto Fecomércio com apoio do Sebrae.

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, diz que a redução já era esperada e explica que a performance dos dois setores é sazonal. Isso porque, em dezembro, há o pico de vendas por conta do Natal. Ele acrescenta que as obrigações de início de ano já chegaram para o consumidor: pagamento de impostos e despesas escolares, por exemplo. Isso explica também a baixa nas vendas em janeiro, ressalta Santana.

“Esse movimento em janeiro reflete a desaceleração do consumo diante de índices ainda elevados de endividamento das famílias e desemprego. O Natal não conseguiu sustentar os resultados nesse mês, mesmo com as ofertas e movimentos de trocas de presentes, confirmando a redução da capacidade de compra dos consumidores”, detalha Adelmir.

As vendas em maior parte dos segmentos do comércio sofreu redução em janeiro, exceto o de livraria e papelaria. A volta às aulas alavancou em 67,4% os negócios do setor. Já o de peças e acessórios automotivos registrou crescimento de 7,3%.

Entre os setores que registraram baixa estão: calçados (-35,6%); joalheria (-30,3%); cama, mesa e banho (-26,1%); vestuário e acessórios (-25,7%); comércio varejista de bebidas (-24%); cosméticos e perfumaria (-18,3%); farmácia (-11,1%); móveis (-10,9%); minimercados, mercearias e armazéns (-9,9%); artigos de armarinho, suvenires e bijuterias (-8,8%); óptica (-7,8%); padaria e confeitaria (-6,4%); ferragens e ferramentas (-6,3%); material de construção (-5,8%) e suprimento de informática (-3,8%).

No setor de serviços, o destaque em janeiro ficou para atividades de condicionamento físico (8,9%), seguido por capacitação e treinamento (6,28%). Os que registraram queda nas vendas no mês de janeiro foram: cabeleireiros (-24,7%); bares, restaurantes e lanchonetes (-12,7%); promoção de vendas (-10,1%); manutenção e serviços para TI (-7,5%); organização de feiras, congressos e festas (-5,2%); atividade de contabilidade (-2,9%) e sonorização, fotografias e iluminação (-2,8%).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?