metropoles.com

Inflação volta a crescer e fecha outubro com alta de 0,36% no DF

Gastos com transporte puxaram o aumento de preços na capital do país. Passagens aéreas, por exemplo, ficaram 13,64% mais caras no último mês

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/ Metrópoles
aviação
1 de 1 aviação - Foto: Michael Melo/ Metrópoles

A inflação voltou a crescer e fechou com alta de 0,36% em outubro no Distrito Federal. O índice de preços ao consumidor amplo (IPCA) havia ficado em 0,08% na capital no mês anterior. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (9/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O aumento dos preços no DF foi maior do que a média geral do Brasil, que fechou outubro com aumento do IPCA de 0,26%. A inflação da capital do país ficou superior a sete das 13 capitais com índices divulgados.

Segundo a pesquisa, os gastos com transportes foram os que mais pesaram no bolso do brasiliense no último mês no DF. As passagens áreas, por exemplo, ficaram 13,64% mais caras no período. O custo do transporte público teve aumento médio de 5,34% e o etanol, usado para abastecer veículos, crescimento de 5,57%.

Os alimentos, vilões de meses anteriores, tiveram ligeira queda nos preços em geral. O mamão ficou 11,46% mais barato, assim como a pera, com preço 11,89% mais em conta. Entretanto, alguns itens do mercado ficaram mais caros. Caso do tomate, que está custando 5,13% a mais que no mês anterior, e da batata-inglesa, com aumento de 5,85%.

No acumulado do ano, o DF tem inflação de 4,17%, terceira menor entre as cidades pesquisadas. No somatório dos últimos 12 meses, o índice local é de 6,12%. Apenas Vitória (ES) apresenta valor menor no período.

Compartilhar notícia