metropoles.com

Aumento de passagens de ônibus impacta a inflação do DF em janeiro

Em janeiro deste ano, a capital do país teve o maior IPCA entre as 13 capitais pesquisadas pelo IBGE

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Tarifa-de-onibus3
1 de 1 Tarifa-de-onibus3 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O aumento das tarifas de ônibus em diversas cidades brasileiras, incluindo Brasília, impactou na inflação medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro tenha sido o menor para o período desde 1994, no DF, o índice ficou em 0,72%, o maior entre todas as 13 capitais analisadas.

No universo pesquisado, as tarifas dos ônibus urbanos ficaram mais caras em oito, especialmente no DF (14,75%) e em Vitória (15,19%). Em Brasília, o reajuste de 25% vigorou de 2 a 18 de janeiro, quando foi interrompido e retornou à tarifa anterior por decisão da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A partir de 28 de janeiro, a correção voltou a ser aplicada.

As tarifas de ônibus urbanos ficaram 2,84% mais caras em janeiro, responsáveis pelo maior impacto sobre a inflação medida pelo IPCA. O item contribuiu com 0,07 ponto porcentual para a taxa de 0,38% no mês. O ônibus urbano tem peso de 2,61% na formação do IPCA, o mais acentuado entre os grupos pesquisados.

As passagens intermunicipais também foram reajustadas em quatro regiões. Na região metropolitana de São Paulo, o aumento de 6,65% concedido pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) aos ônibus intermunicipais vigorou de 8 a 11 de janeiro, com suspensão a partir do dia 12.

Combustíveis
No caso dos combustíveis, houve elevação de 1,28% nos preços em janeiro: o litro do etanol subiu 3,10%, enquanto o da gasolina aumentou 0,84%. Ainda assim as despesas com transportes foram menores do que em dezembro (a alta tinha sido de 1,11%), porque as passagens aéreas passaram de um aumento de 26,29% no último mês de 2016 para uma queda de 7,36% em janeiro. (Com informações da Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?