metropoles.com

Cunhada de Renato Santana, vice-governador do DF, morre com suspeita de dengue hemorrágica em Brazlândia

Cristina Natal deu entrada no Hospital Regional da cidade na tarde de terça-feira (26/1), mas já apresentava quadro de sangramento interno. Morreu horas depois. A enfermeira era casada com Pedro Santana, irmão de Renato Santana

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
1 de 1 Reprodução/Facebook - Foto: Reprodução/Facebook

Com o maior número de casos confirmados de dengue no DF, Brazlândia pode ter registrado mais uma vítima. Dessa vez, fatal. A cunhada do vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana, morreu na madrugada desta quarta-feira (27/1), no Hospital Regional de Brazlândia. A principal suspeita da equipe médica é que a causa da morte tenha sido dengue hemorrágica.

Maria Cristina Natal Santana, 42 anos, era casada com o Pedro Santana, irmão do vice-governador. Servidora da Secretaria de Saúde, ela era enfermeira no Hospital de Brazlândia e, além de conhecer a equipe médica, escolheu a unidade pela proximidade com a residência dela, embora tivesse plano de saúde.

Cristina já havia passado por uma cirurgia bariátrica e, recentemente, estava com a saúde debilitada. Na tarde de terça, sentiu um mal-estar, com sintomas da dengue e, ao chegar no hospital, já apresentava sangramento interno.

Segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, este ano, até o dia 18 de janeiro, não havia sido registrado nenhum caso de dengue hemorrágica e nenhuma morte pela doença no DF.

Pedro Ventura/Agência BrasíliaDesde o começo do ano, Brazlândia lidera o ranking das cidades com mais ocorrências de dengue no DF. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram pelo menos 100 casos confirmados. Com a epidemia, o Governo do DF intensificou as ações de combate ao mosquito.

Apenas na terça, 105 militares do Exército vistoriaram 655 casas à procura de possíveis focos de proliferação do inseto. A operação tinha começado na semana passada, com média de 900 vistorias diárias, e termina na sexta (29).

Para a secretaria, uma das justificativas para o grande número de casos é a proximidade da região com Goiás, mais especificamente o município de Ouro Verde, onde 70% dos habitantes tiveram dengue. Além disso, o Núcleo de Vigilância Ambiental da cidade diz que, como Brazlândia é cidade dormitório, onde os moradores ficam fora por muito tempo.

A Secretaria de Saúde foi procurada pelo Metrópoles para comentar o assunto, mas, até a publicação da reportagem, não havia retornado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?