metropoles.com

Chama “eterna” do Panteão se apaga por falta de manutenção

O local foi interditado em setembro por conta de um vazamento de gás. Secretaria de Cultura contratará empresa para fazer o reparo

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Panteão da República
1 de 1 Panteão da República - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Nem a chama eterna do Panteão da Pátria Tancredo Neves resiste à crise do Distrito Federal. Desde setembro, o fogo que representa o amor incondicional ao país está apagado. O motivo é um vazamento de gás. O local precisou ser interditado pela Defesa Civil para a realização de perícia e reparação do problema. Mas, por enquanto, não há previsão para o conserto.

A manutenção do Panteão é responsabilidade da Secretaria de Cultura do DF. Ao Metrópoles, a pasta informou que “o processo para a contratação deste serviço demanda mão de obra específica e, neste momento, a Subsecretaria do Patrimônio Cultural finaliza pesquisas com empresas especializadas para proceder com a reparação”.

Abandono
O monumento, tombado em 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tem sofrido com a falta de manutenção. Mármores soltos e lixo são problemas recorrentes no espaço cultural.

Com relação aos mármores, a secretaria diz que o problema já foi informado ao Iphan, que precisa liberar um parecer para que os reparos sejam feitos. Sobre o lixo, o órgão diz que uma equipe faz, diariamente, a limpeza do local, mas a própria população não contribui para que se mantenha conservado.

Inaugurado em 7 de Setembro de 1986, o monumento fica na Praça dos Três Poderes e homenageia heróis brasileiros. No acervo, obras permanentes, como o Mural da Liberdade, de Athos Bulcão; o Painel da Inconfidência Mineira, de João Câmara; o Vitral, de Marianne Perretti e o Livro de Aço dos Heróis Nacionais.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?