metropoles.com

Criança morre após ser picada por um escorpião

Tragédia aconteceu em Planaltina e família alega que a demora na transferência da criança teria agravado o estado de saúde do garoto

atualizado

Compartilhar notícia

Tony Winston/Agência Brasília
1 de 1 - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Um menino de apenas 4 anos morreu, na manhã desta quinta-feira (21/7), após ser picado por um escorpião. A família levou o garoto ao Hospital Regional de Planaltina (HRP) que, ainda na noite de quarta-feira (20/7), teria pedido a transferência para o Hospital de Base, o que não ocorreu.

Pela manhã, a criança piorou, e o HRP chegou a solicitar um helicóptero do Corpo de Bombeiros para transferi-la. No entanto, quando a corporação chegou ao local o menino já havia morrido. A família acredita que a demora para que a transferência fosse realizada pirou o quadro de saúde do garoto, levando-o à morte.

Procurada pela reportagem do Metrópoles, a Secretaria de Saúde afirmou que a criança recebeu o tratamento adequado e fez uso do soro antiescorpiônico. Segundo a pasta, todos os hospitais da rede que possuem atendimento emergencial em clínica médica estão aptos a receber pacientes vítimas de picada de escorpião.

“Por conta de agravos no quadro de saúde, o paciente foi regulado para leito de terapia intensiva ainda na madrugada desta quinta-feira (21). O leito foi disponibilizado no Hospital de Base, mas o paciente não resistiu a diversas paradas cardiorrespiratória e faleceu antes da remoção. Toda a assistência necessária para a boa evolução do quadro clínico foi prestada”, completa a nota.

Compartilhar notícia