metropoles.com

Corpus Christi: fiéis confeccionam tapete para procissão na Esplanada

A jornada dos jovens católicos de todas as regiões do DF começou cedo. São esperadas 100 mil pessoas nas celebrações durante o dia

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Corpus Christis brasilia
1 de 1 Corpus Christis brasilia - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Fiéis de diversas regiões do Distrito Federal amanheceram na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira (15/6) para celebrar a festa de Corpus Christi. Desde as 7h, os jovens trabalham na confecção do tradicional tapete de areia e palha com símbolos católicos por onde, à noite, passará o cortejo com o corpo e sangue de Cristo.

A dona de casa Maria Antônia Ferraz, 34 anos, saiu de Ceilândia com a filha para participar da ação. “Estamos representando a Paróquia Mãe da Divina Providência no P Sul. Saímos cedo de casa para participar desse momento tão significativo em nossas vidas. Dedicar o feriado para homenagear Deus enche o nosso coração de alegria”, disse.

Henrique Cavalheiro, 25, também chegou cedo à Esplanada para ajudar a montar o tapete. “Estamos nos preparando para receber Jesus. É um dia muito especial para nós, católicos. O tapete é uma expressão de todo o sentimento que está dentro de nós “, comentou.

A festa de Corpus Christi é uma das celebrações mais importantes para os católicos. Além da tradicional confecção do tapete feita por jovens, missa e procissão, foi realizada este ano uma corrida. A previsão é de que mais de 100 mil pessoas participem dos eventos agendados para esta quinta na Esplanada dos Ministérios.

O ponto alto da celebração é a missa, marcada para as 17h, seguida de procissão. Na ocasião, serão concedidas três bênçãos. A primeira pelos doentes, a segunda pelos governantes e a terceira pelas famílias.

O trânsito no local será modificado durante todo o dia. Pela manhã e até a hora da procissão, no fim da tarde, três faixas da Via S1 e N1 ficarão interditadas para a circulação de veículos. Durante a procissão, todas as faixas serão bloqueadas para a passagem do cortejo. A alternativa será utilizar as vias anexas aos ministérios.

0

 

Compartilhar notícia