metropoles.com

TCDF suspende divulgação de resultado de concurso para bombeiros

Corte deu prazo de 10 dias para que Corpo de Bombeiros e banca examinadora prestem explicações. Decisão se refere a provas do dia 5

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
bombeiros
1 de 1 bombeiros - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou ao Corpo de Bombeiros e ao Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) que se abstenham de divulgar os resultados preliminares do concurso para condutores e operadores de viaturas do Corpo de Bombeiros. A prova, realizada no último dia 5, foi muito criticada por candidatos, que citaram problemas na lista de inscritos e no cartão de resposta, além de extravio de gabaritos.

Na decisão, os conselheiros do TCDF ainda dão prazo de 10 dias ao Corpo de Bombeiros e ao Idecan para explicarem o ocorrido. A determinação é fruto de uma representação protocolada pelo deputado distrital Reginaldo Veras (PDT). “Recebemos diversas reclamações de candidatos e decidimos entrar com a ação”, explica o parlamentar.

Decisão TCDF – Concurso Bombeiros by Metropoles on Scribd

A representação protocolada pelo deputado também trata de dificuldades relatadas nas provas para os cargos de oficial realizadas no dia 12 de fevereiro. Na ocasião, os candidatos não receberam a folha oficial de redação e alegam a cobrança de temas não previstos no edital. O certame, no entanto, foi anulado pelo Idecan. Já as provas do dia 5 foram mantidas.

Candidatos insatisfeitos com o concurso também chegaram a fazer um protesto pedindo a intervenção do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) no tema. No último domingo (19), foram realizados os testes para praças do Corpo de Bombeiros. Dessa vez, as provas ocorreram sem maiores incidentes.

Deputado pede cancelamento de prova de concurso by Metropoles on Scribd

Procurado pelo Metrópoles, o Governo do DF afirmou que vai recorrer da decisão do TCDF. Também acionado, o Corpo de Bombeiros ainda não havia se pronunciado até a última atualização desta matéria. A reportagem tentou entrar em contato com o Idecan, mas não teve sucesso. A banca também foi selecionada para realizar um concurso para a Polícia Militar, com previsão de 2 mil vagas.

Anunciado em outubro do ano passado, o concurso para o Corpo de Bombeiros do DF abriu 779 vagas para os cargos de condutor e operador de viaturas, oficial de combatente, mecânico de veículos, bombeiro militar geral operacional e mecânico de aeronaves. Ao todo, 30.950 pessoas se inscreveram. Os salários variam entre R$ 5.108,08 e R$ 11.654,95.

Compartilhar notícia