metropoles.com

Concurseiros que moram juntos poderão fazer prova no mesmo local

Mudança deve passar a valer nos próximos concursos para órgãos públicos do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Guilherme Sadeck/Metrópoles
concurso
1 de 1 concurso - Foto: Guilherme Sadeck/Metrópoles

Pessoas que moram juntas poderão fazer prova para concursos no mesmo local. É o que prevê a Lei 5.769, publicada nesta segunda-feira (20/2) no Diário Oficial do Distrito Federal. A mudança passa a valer a partir dos próximos editais para cargos públicos do DF.

Segundo o autor da lei, deputado Julio Cesar (PRB), o projeto foi desenvolvido com base nos pedidos de muitos concurseiros. “Muita gente que mora junto, marido e mulher, irmãos, etc, fazem o mesmo concurso. Mas por motivos diversos, os locais de prova são muito distantes um do outro, o que gera transtornos”, afirma o parlamentar.

Criado em dezembro do ano passado, o projeto havia sido vetado pelo Executivo, mas a Câmara decidiu por manter a lei. Para Julio Cesar, a implementação da mudança não trará problemas. “Como toda alteração, haverá um período de adaptação. Mas creio que não será um empecilho nem trará ônus para os organizadores das provas”, alega o deputado.

Para o diretor pedagógico do Gran Cursos Online, Gabriel Granjeiro, a mudança é positiva para quem presta concursos. “Muitos alunos reclamavam de ter que percorrer longas distâncias e planejarem com antecedência o horário para que as pessoas da mesma casa pudessem chegar a tempo para a prova. Essa situação pode gerar ansiedade, estresse e gastos desnecessários”, aponta. Ainda segundo ele, a medida traz pouca complexidade para as bancas examinadoras e não deve acarretar prejuízos.

Compartilhar notícia