metropoles.com

Bombeiros mudam edital e dispensam comprovação de virgindade

Após a polêmica exigência de que candidatas apresentassem exame de papanicolau ou comprovassem ter o “hímen íntegro”, corporação voltou atrás. Agora, basta apresentar “atestado médico de um obstetra ou ginecologista”

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Herois_do_fogo_simulacao
1 de 1 Herois_do_fogo_simulacao - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O polêmico edital do concurso para o Corpo de Bombeiros que exige exame de papanicolau ou comprovação de que a candidata tenha o “hímen íntegro” foi modificado após a péssima repercussão do caso. Logo após a presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS), se reunir com o comandante-geral da corporação, coronel Hamilton Santos Esteves Júnior, para entregar um ofício em que pede a retificação, o documento foi alterado.

A mudança está no subitem 11.2.3.1.2, que trazia a seguinte redação: “A candidata que possuir hímen íntegro está dispensada de apresentar o exame de colpocitopatologia oncótica (o preventivo conhecido como papanicolau), desde que apresente atestado médico”.

O novo texto dispensa a apresentação do exame caso a candidata exiba “laudos assinados por médicos ginecologistas ou obstetras que comprovem não ter restrições listadas na alínea n do subitem 11.2.1.3 do edital“. O texto é assinado pelo coronel Reginaldo Ferreira de Lima, presidente da Comissão Permanente de Concursos dos bombeiros.

edital-bombeiros

Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que “compreendemos a cautela da instituição em relação à saúde das candidatas. No entanto, consideramos a medida preventiva excessiva e, portanto, desnecessário constar em um edital. Essa nossa recomendação já foi acatada pelo Corpo de Bombeiros no edital atual.”⁠⁠⁠⁠

O certame vai ofertar 779 vagas: 115 para oficiais combatentes, 20 para oficiais médicos, 4 para oficiais cirurgiões-dentistas, 20 para oficiais do quadro complementar, 448 para combatentes, 112 para motoristas de viaturas, 55 para mecânicos de veículos e 5 para mecânicos de aeronaves.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?