metropoles.com

Raio mata policial militar que pescava no Lago Paranoá

Ele foi atendido na tarde deste domingo (15/11) pelo Corpo de Bombeiros e foi levado para o Hospital de Base do DF. Mas não resistiu

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/CBMDF
AtwcRBjIJf23tj_4G-GL9RJquaHwafNExfTwxCuoKVbY
1 de 1 AtwcRBjIJf23tj_4G-GL9RJquaHwafNExfTwxCuoKVbY - Foto: Divulgação/CBMDF

Um raio atingiu Hélio Severo de Campos Filho, 43 anos, enquanto ele pescava no Lago Paranoá, próximo à Ponte das Garças, na tarde deste domingo (15/11). Depois de ser atingido pela descarga elétrica, o policial militar sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. A vítima foi levada em estado gravíssimo para o Hospital de Base do DF (HBDF), onde não resistiu e morreu.

O acidente ocorreu durante o temporal registrado na tarde de domingo. Não são tão raros assim os casos de pessoas atingidas por raios no DF. Segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram registrados 4 mil descargas elétricas apenas nos primeiros quatro meses deste ano.

Em março, 31 militares da Guarda Presidencial foram atingidos durante um treinamento no Setor Militar Urbano. Em janeiro, Manoel Gonçalves da Silva, de 54 anos, atingido por um raio quando tentava se proteger da chuva debaixo de uma árvore na Asa Norte.

Segundo os bombeiros, quando um raio cai na água, que é um bom condutor elétrico, a descarga se propaga por longas distâncias. Por isso, por mais que a tempestade esteja longe, o perigo pode estar perto. Quando um raio cai na água sua descarga pode atingir uma pessoa que esteja até 5km de distância do local da queda.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?