*
 

A seca deve dar um pequeno alívio para os brasilienses nesta semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), depois de 114 dias sem chover forte, a chuva está voltando aos poucos. A exemplo do que ocorreu no domingo (18/9), a previsão é de registros de pancadas isoladas e chuviscos até quarta (21) e quinta (22), quando ela haverá registros de precipitações intensas, com rajadas de ventos, trovoadas e granizo.

Nesta manhã, uma cortina de fumaça surpreendeu motoristas que trafegavam em diversas vias do DF.  De acordo com o Corpo de Bombeiros, a névoa é consequência dos incêndios florestais registrados no Jardim Mangueiral, Fercal e no Condomínio Bela vista no Grande Colorado.

Só no fim de semana, os militares foram acionados para apagar 60 focos de fogo. De janeiro até o momento, a área queimada em incêndios florestais no DF atingiu 14.492,01 hectares.

A temperatura nesta segunda (19) deve ficar entre 18°C e 34ºC, com umidade relativa do ar entre 60% a 20%. “O céu permanece parcialmente nublado a nublado, com névoa seca e possibilidade de chuva em áreas isoladas”, disse o meteorologista Mamedes Luiz Melo.

O retorno do período chuvoso é aguardado com ansiedade pelos brasilienses, já que alguns pontos do DF já passam por racionamento de água, como Sobradinho, Planaltina, Fercal e São Sebastião. O estoque dos dois principais reservatórios do DF, Rio Descoberto e Santa Maria, têm estoque suficiente para abastecer a capítal do país por apenas 71 dias.

 

 

 

COMENTE

chuva
comunicar erro à redação