metropoles.com

O novo jornalismo comunitário será tema do Metrópoles na Campus Party

A diretora de Redação, Lilian Tahan, comandará bate-papo com o tema “Jornalismo comunitário na era digital: você é o veículo de comunicação”

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriel Maciel/Cintia Souza/Raphael Martinelli/Campus Party
Palestra – credito Gabriel Maciel Cintia Souza Raphael Martinelli
1 de 1 Palestra – credito Gabriel Maciel Cintia Souza Raphael Martinelli - Foto: Gabriel Maciel/Cintia Souza/Raphael Martinelli/Campus Party

O Metrópoles estará presente na Campus Party Brasília 2017, maior evento de tecnologia, empreendedorismo e inovação do país, que ocorre entre 14 e 18 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Na sexta-feira (16/6), Lilian Tahan, que dirige o portal de notícias, vai falar sobre “Jornalismo comunitário na era digital: você é o veículo de comunicação”. Será a partir das 12h30, no Palco Criatividade e Entretenimento.

O bate-papo com a jornalista terá 45 minutos de duração. Lilian vai abordar o mundo digital e o papel de protagonismo cada vez maior do leitor, que deixou de ser apenas um consumidor de notícias para colaborar na produção de conteúdo.

Nesses dois anos à frente do Metrópoles tive a certeza de que quanto maior a participação popular, mais competente será o jornalismo profissional

Lilian Tahan, jornalista, diretora de Redação

A partir de casos nacionais e internacionais, além da própria experiência do Metrópoles, serão demonstradas situações nas quais o cidadão se torna, a cada dia, mais parceiro do jornalismo.

Em um ambiente no qual informações viralizam com a velocidade de um clique, observa e diretora, a checagem dos fatos é outro ponto crucial, que também será abordado no evento. “Muitas vezes, o cidadão é mais rápido do que o repórter. Então, nosso papel se torna o de checar, interpretar, digerir e devolver essa informação da forma mais qualificada possível”, acrescenta Lilian Tahan.

0

 

Cinco dias de feira
O Centro de Convenções já está pronto para receber geeks de todo o Brasil. São esperadas mais de 50 mil pessoas para os cinco dias de Campus Party, com 250 horas de programação, entre palestras, workshops, campeonatos e demais atrações.

O evento, que disponibilizará internet para os campuseiros a uma velocidade de 20GB, tem nomes de peso na programação. Vale destacar as presenças de Matthew Reyes, CEO da empresa Exploration Solutions e estrategista de tecnologia emergente do Centro de Pesquisa Chief Technologist da NASA; Horst Hörtner, expert em design de Human Computer Interaction; e o pai do software livre, Richard Stallman.

Área aberta
As inscrições em Brasília esgotaram assim que foram abertas. Mas quem não conseguiu vaga poderá participar de uma série de atrações na área aberta da Campus Party Brasília. Para esse público, haverá, por exemplo, o duelo entre robôs da Hockey Party, com vários times. Também será possível assistir à etapa Brasília do Campeonato Brasileiro de Drones, além de conhecer trabalhos acadêmicos e startups com ideias inovadoras.

Haverá ainda fórum com especialistas e autoridades, que discutirão como tornar as cidades do futuro mais inteligentes e humanas, entre outras atrações. “A expectativa é de que seja a Campus mais bonita do Brasil. Esse clima de ansiedade, de expectativa para a primeira vez é muito gostoso”, afirmou Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.

Na área aberta também estarão os participantes do programa de incentivo ao empreendedorismo da Campus Party. No modelo que reúne networking, interação, conhecimento e possibilidade de contato com empresas e investidores, a iniciativa selecionou 40 startups em dois estágios: 20 em early stage (embrionária) e 20 em growth stage (mais avançada).

Confira parte da programação para o espaço open:

Etapa Brasília do Campeonato Brasileiro de Drones
A Campus Party Brasília recebe, na Área de Drones Mirante Lab, mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Drones, que contará com a presença de pilotos profissionais. Além disso, nos horários em que não estiver ocorrendo o torneio, aqueles que já têm alguma noção de pilotagem de drones poderão testar suas habilidades.

Hockey Party de Robôs
Pode preparar a garganta para torcer e gritar muito acompanhando essa disputa nada sangrenta entre robôs em um torneio de hockey, disputado por oito times com três jogadores cada, elaborado pela Robocore.

Simuladores
A Campus oferece como atração a área de simuladores, que contará com vários modelos, incluindo alguns com realidade virtual. Entre os destaques, estão simuladores de helicóptero, carro de corrida (cockpits), asa-delta, carrinho de rolimã e drones.

Campus Future
Mostra de 20 projetos acadêmicos desenvolvidos nas salas de aula por alunos de graduação, recém-formados e centro de pesquisas de todo o Brasil. De forma interativa, os visitantes podem se divertir com as “engenhocas” e experimentar os protótipos criados pelos estudantes.

Espaço Fazedores
Nesse local serão realizadas dezenas de oficinas com o objetivo de promover a cultura maker no Brasil e mostrar aos visitantes o que significa colocar a mão na massa, aprendendo e se divertindo no processo.

Expositores
Os parceiros e patrocinadores da Campus Party 2017 também proporcionarão diversas atividades para os visitantes interagirem na Open Campus. Haverá lançamento e demonstração de produtos, distribuição de brindes e muito mais. Destaque ainda para a presença, no sábado, de uma réplica do carro do filme “De Volta para o Futuro”.

Campus Party Brasília
– De 14 a 18 de junho
– No Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Setor de Diversão Cultural 5 – Eixo Monumental)
– Agenda completa e demais informações: brasil.campus-party.org/brasilia/agenda-cpbsb
– Ingressos pelo site oficial: brasil.campus-party.org.

Compartilhar notícia