metropoles.com

Confira as melhores atrações gratuitas da Campus Party

Simuladores e atividades de robótica têm atraído maior parte do público na área Open Campus. Até o dia 18, 50 mil devem passar pelo evento

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro Valente/Metrópoles
WhatsApp Image 2017-06-15 at 12.15.59
1 de 1 WhatsApp Image 2017-06-15 at 12.15.59 - Foto: Pedro Valente/Metrópoles

O grande destaque do segundo dia de atividades da Campus Party Brasília, evento de tecnologia e inovação que acontece até 18 de junho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, foi a estreia da Open Campus. Desde o início da manhã desta quinta-feira (15/6), o espaço tem sido disputado por um grande público, que forma longas filas para curtir as atrações gratuitas.

Como os ingressos para a Campus Party estão esgotados, a área gratuita é a opção ideal para os brasilienses terem um bom aperitivo dos atrativos do evento. No espaço, os visitantes têm acesso a simuladores e palestras do mundo tecnológico. A Open Campus também possui praça de alimentação. No entanto, ela só funcionará na quinta e na sexta-feira, das 10h às 21 horas, e no sábado (17), das 10h às 18h.

A expectativa da organização é que a edição brasiliense reúna mais de 50 mil pessoas nas atividades gratuitas e 4 mil campuseiros, se tornando a segunda maior do país. O número de presentes em Brasília só ficará abaixo da edição de São Paulo, que comporta 120 mil pessoas na Open Campus e 12 mil campuseiros.

O que aproveitar na área gratuita:

Etapa Brasília do Campeonato Brasileiro de Drones
A competição reuniu muitos curiosos e é um dos espaços mais requisitados do evento. Nos intervalos da disputa, os visitantes que tiverem alguma noção de pilotagem de drones poderão testar as habilidades. Além de um workshop sobre montagem dos equipamentos, já realizada nesta quinta, os interessados poderão conferir às 15h desta sexta (16) uma palestra sobre o cenário dos drones no Brasil: a conversa será com representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

Hockey party de robôs
O torneio de hóquei entre robôs também faz sucesso. Participam oito times, cada um com três protótipos.

Simuladores
Os simuladores de helicóptero, carro de corrida (cockpits), asa-delta, carrinho de rolimã e drone são outros destaques da Open Campus.

Palestras
Quem quiser empreender no mundo digital consegue orientações nas palestras realizadas em palco temático. Elas acontecem na quinta e na sexta-feira, das 10h às 21h.

Campus Future
Estudantes de diferentes cursos de todo o país vão desenvolver e montar robôs, engenhocas e protótipos. Os próprios campuseiros é que vão testar e interagir com as criações. Esse evento funcionará no dia 17, sábado, das 10h às 18h.

Expositores
A área gratuita conta ainda com o lançamento e a demonstração de produtos, além de entrega de brindes. Um dos destaques é a réplica do carro do filme De Volta para o Futuro.

0

 

Filas
O número de interessados pela Open Campus superou a expectativa da organização. Resultado: grandes filas se formaram para ingressar no espaço e demora para o visitante desfrutar das atividades disponíveis. Campuseiros chegaram a esperar até 1h na área de credenciamento. Foi preciso muita paciência para circular perto dos espaços destinados aos simuladores, palestras e até pelos corredores.

“Está muito mal-organizado. Esperava que a fila andasse mais rápido”, reclamou Kalebe Filard, 18 anos, estudante de engenharia mecânica da Universidade de Brasília (UnB). Ele aguardou 50 minutos para entrar na Open Campus.

Os organizadores, no entanto, consideraram a espera normal. “Somos muito organizados e nos cobramos demais. A Campus Party sempre teve muita fila. Na parte da credencial as pessoas precisam registrar os equipamentos, o que acaba tomando tempo”, explicou o diretor-geral do evento, Tonico Novaes.

Diferentemente da área dos simuladores, o espaço onde os campuseiros estão acampados recebeu elogios. As duchas para o banho, a limpeza e a disposição das barracas agradaram os presentes. “É bem limpo e organizado. Tem funcionado bem”, elogiou o estudante Dionatan Faria, 18 anos, de Rio Verde (GO).

“O espaço agrada e tem sido uma campus charmosa. Pela demanda, nós pensamos, sim, em um espaço maior, de repente o Parque da Cidade, mas demandaria uma reforma para montar a estrutura. O estádio Mané Garrincha também pode ser usado. A Campus Party em Salvador será no estádio da Fonte Nova. Será um teste”, ressaltou Tonico Novaes.

Sobre o evento
Cerca de 50 mil pessoas devem participar da edição brasiliense. Na programação, que vai até domingo, há mais de 250 horas de atividades. Essa é a primeira vez que o DF recebe uma edição completa de um dos maiores encontros de ciência, tecnologia e inovação do mundo.

Em cinco dias, além dos visitantes, 4 mil campuseiros vão acompanhar palestras e atrações sobre temas envolvendo tecnologia, internet e arte multimídia. O camping conta com mais de 2,8 mil barracas para descanso dos inscritos entre as atividades, que são ininterruptas.

Metrópoles na Campus Party
O Metrópoles estará presente na Campus Party Brasília 2017. Na sexta-feira (16/6), Lilian Tahan, que dirige o portal de notícias, vai falar sobre “Jornalismo comunitário na era digital: você é o veículo de comunicação”. Será a partir das 12h30, no Palco Criatividade e Entretenimento.

O bate-papo com a jornalista terá 45 minutos de duração. Lilian vai abordar o mundo digital e o papel de protagonismo cada vez maior do leitor, que deixou de ser apenas um consumidor de notícias para colaborar na produção de conteúdo.

Veja a cobertura do Metrópoles sobre esse segundo dia de feira:

Compartilhar notícia