metropoles.com

Campus Party Brasília confirma primeiros nomes de palestrantes

Matthew Reyes, Horst Hörtner, Ricardo Cappra e Richard Stallman serão alguns dos destaques no palco principal do evento

atualizado

Compartilhar notícia

Campus Party Brasília
1 de 1 - Foto: Campus Party Brasília

Aos poucos a organização da Campus Party começa a divulgar quais serão os nomes dos palestrantes que atrairão os holofotes da edição de Brasília. Entre as atrações confirmadas até o momento estão a do consultor da Agência Espacial Norte Americana (Nasa) Matthew F. Reyes, a do cientista de dados Ricardo Cappra, a do artista multimídia Horst Hörtner e do criador do movimento software livre Richard Stallman. O evento ocorrerá entre 14 e 18 de junho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Matthew F. Reyes atuou como consultor estratégico para o escritório do chefe de tecnologia da Nasa, empoderando a agência para explorar a comunidade global Do-It-Yourself (DIY). Entre outros feitos, ele ajudou a enviar uma GoPro para o espaço e registrar um vídeo incrível em 360°. Também auxiliou a desenvolver um hardware que documentou para o público algumas pesquisas científicas realizadas pela Nasa nos mais extremos ambientes da Terra. Ele sobe ao palco principal para falar sobre “A exploração DIY na Terra, no Espaço e Além”

O cientista de dados Ricardo Cappra é famoso por utilizar o Big Data para resolver problemas complexos por meio de inteligência analítica. Seus estudos já viraram produtos e negócios utilizados pela equipe do ex-presidente norte-americano Barack Obama e por companhias como Microsoft, Globo, Petrobras, Coca-Cola, Americanas, entre outras. Na Campus, sua palestra terá como tema: “A era dos algoritmos: como filtros invisíveis da Internet estão transformando a sociedade, governos e países”.

Já o pesquisador Horst Hörtner é expert em design de interação humano-computador. Ele é o idealizador do Drone100, um show de drones ao ar livre que utiliza uma centena de quadricópteros para realizar voos em sincronia com os acordes de uma orquestra sinfônica. Também é membro fundador do Ars Electrônica Futurelab, criado em 1996, e desde então dirige o ateliê/laboratório.

Intel/Divulgação
Drones fazem coreografias e iluminam o céu de acordo com as músicas tocadas pela orquestra

 

Por fim, Richard Stallman participou, em 1983, da onda que originou o movimento software livre. O programador e hacker foi um dos desenvolvedores do sistema operacional GNU, plataforma no Linux e que permite a qualquer pessoa copiá-lo e redistribuí-lo, com ou sem mudanças. Stallman faz parte do seleto grupo de nomes que compõem o Hall da Fama da internet.

Richard Stallman foi um dos programadores do sistema operacional GNU


Além do trio, outras atrações também irão movimentar o Centro de Exposições como os youtubers Rodrigo Fernandes (Jacaré Banguela) e Totoro (Porta dos Fundos), o coaching Rafael Arty, os pesquisadores Pedro Vilanova e Otávio Xavier, entre outros (veja a
programação). No total, estão previstas mais de 250 horas de conteúdos.

Quem for ao evento vai encontrar uma arena com quatro palcos: “Principal”, “Criatividade e Entretenimento”, “Inovação” e “Ciências”. Neles, os palestrantes irão debater temas como Países Inteligentes, Inovação, Ciências e Empreendedorismo. “As transformações das cidades em cidades inteligentes, a revolução que a Internet das Coisas está provocando no nosso dia a dia e a importância do big data na relação da administração pública com os cidadãos são exemplos de temáticas que estarão presentes na Campus Brasília”, conta o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia.

Porém, nem só de palestras é feita uma Campus Party. O festival em Brasília também vai ter workshops, hackathons, jogos freeplay, além do já tradicional acesso à internet (absurdamente) de alta velocidade, de 20Gbps. O local também terá simuladores, oficinas para makers e uma competição de drones.

Campus Party/Flickr
Visitantes terão acesso à internet ultrarrápida de 20Gpbs

 

Para quem quer acompanhar toda a programação, sem perder nada, a melhor pedida é acampar no Centro de Convenções durante todo o evento. Para esta edição são esperados 4 mil campuseiros. A área aberta, onde o público pode circular gratuitamente, contará com o “Campus Future”, espaço para universitários exibirem seus projetos voltados à tecnologia e inovação, e o “Startups & Makers”, destinado a networking e capacitação de empreendedores. Na ocasião, serão selecionadas 50 startups que passarão por mentoria, coaching e capacitação com especialistas. Os interessados poderão inscrever-se gratuitamente até 10 de maio. Serão selecionadas 25 startups em estágio inicial e outras 25 que já estão em fase mais avançada (produto lançado, faturamento mensal, com ou sem investimento).

“No programa Startups & Makers os empreendedores terão a oportunidade de expor seu negócio, fazer networking, conhecer potenciais investidores, receber mentoria de profissionais experientes e gabaritados e, quem sabe, em pouco tempo transformar aquela ideia em um grande negócio”, explica Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.

Os ingressos para a Campus Party podem ser adquiridos no site por R$ 180.

Campus Party Brasília
De 14 a 18 de junho de 2017
Tema: Países Inteligentes
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?