metropoles.com

Caso de polícia. Caesb registra atos de sabotagem no fim de semana

Empresa apontou que suspeitos abriram dois registros de uma adutora próximos à BR-020 e furtaram equipamento de uma torre de transmissão de dados em Planaltina

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/ Metrópoles
caesb
1 de 1 caesb - Foto: Rafaela Felicciano/ Metrópoles

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) registrou, no último fim de semana, três ocorrências de supostas sabotagens no sistema de abastecimento de água da região norte do DF. Em nota, a empresa relatou que dois registros de uma adutora próximos à BR-020 foram abertos em momentos distintos. Ainda no domingo (17/7), de acordo com a companhia, suspeitos teriam furtado peças de equipamento de automação de uma torre de transmissão de dados em Pipiripau, Planaltina.

Segundo a Caesb, esses registros ficaram abertos por quase sete horas. Os casos ocorreram durante as madrugadas de sábado (16) e de domingo (17). A Companhia informou, no entanto, que não foi possível calcular quantos litros de água tratada foram desperdiçados. O furto dos equipamentos representou um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

Em decorrência desses episódios, a empresa enfrentou dificuldades para manter o abastecimento de água em Planaltina, Sobradinho e algumas áreas da Fercal. “A manipulação dos registros e o furto dos equipamentos só podem ser executados por pessoas que sabem das suas localizações, que tenham conhecimento técnico e ferramentas adequadas para operá-los”, apontou a Caesb.

A companhia lembrou que, com a abertura desses registros e o furto, chegam a oito o número de ações contra os seus sistemas. Todos os acontecimentos se desenrolam em meio à greve de funcionários da Caesb, que já dura 63 dias. Essa é a mais longa paralisação da categoria. Na lista de supostos atos contra a empresa constam o ateamento de fogo em 250 metros tubulações de redes de esgotos, fechamento dos registro de abastecimento do presídio feminino do Gama e o esvaziamento de redes em Sobradinho.

Em todos os casos, a Caesb registrou boletins de ocorrência nas delegacias das regiões administrativas onde foram encontradas as supostas ações.

Compartilhar notícia