*
 

A Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) anunciou neste sábado (17/9) a interrupção de água nas seguintes regiões: Jardim Botânico, Sobradinho, Sobradinho II e Planaltina. A medida é resultado do longo período de seca no Distrito Federal, dos baixos níveis das captações e do aumento do consumo de água, em função das altas temperaturas.

Por duas vezes esta semana, os meteorologistas registraram temperatura recorde — a maior foi nesta sexta (16), de 34,9ºC. Neste sábado, a previsão é de que esse índice chegue a 35ºC. Sem chuva, a umidade também deve ficar por volta dos 20% (considerada muito baixa).

O DF está em estado de alerta, já que os reservatórios atingiram 40% da capacidade. Como se não bastasse, a quantidade disponível para abastecimento tem duração estimada de 73 dias, caso não chova, e diante da possibilidade de faltar água, o governo decidiu adotar medidas para a restrição do consumo.

A Caesb foi autorizada a diminuir a pressão do sistema das 22h às 5h, o que vai afetar o abastecimento em várias regiões, principalmente as mais altas, como Sobradinho e Planaltina. O uso da tarifa de contingência, que estabelece um percentual extra para quem consumir acima do limite estabelecido pela agência, está em estudo. “Quanto mais a população colaborar, mais tempo de água nós teremos e mais tempo demorará a se adotar essa tarifa”, ressaltou o presidente da Adasa, Paulo Salles. Embora a agência não fixe data nem percentuais, em outros estados e municípios onde a medida foi adotada a sobretaxa chegou a 20%.

Confira os locais onde terá interrupção de água

Jardim Botânico – Fechamento: 14h – Previsão de normalização: 11h de amanhã (18/09) – Endereços: Setor Habitacional São Bartolomeu, Morada de Deus, Setor Habitacional Jardim Botânico, Condomínio Ouro Vermelho I e II, Belvedere Green, Jardins do Lago, Mirante das Paineiras, Estância Jardim Botânico.

Sobradinho – Fechamento: 14h – Previsão de normalização: 10h de amanhã (18/09) – Endereços: Quadras 02, 04, 08 e 10.

Sobradinho II – Fechamento: 14h – Previsão de normalização: 10h de amanhã (18/09) – Endereços: AR 20 a 25, Cond. Buritis e condomínios do Setor Habitacional Contagem.

Planaltina: Fechamento: 14h – Previsão de normalização: 10h de amanhã (18/09) – Endereços: DVO, STRS, STRC e STRN, Vila Vicentina e Buritis (Qds 01 a 06)

Condomínio Mestre D’Armas (Planaltina): Fechamento 22h de 16/09 – Previsão de normalização: 20h de hoje (17/09).

Área com intermitência – redução de pressão, com normalização no período da noite: Planaltina: Jardim Roriz (Qds 04, 05, 06 e 07).

 

 

 

COMENTE

DFáguaCaesbabastecimento
comunicar erro à redação