metropoles.com

Bombeiro faz parto de grávida que não sabia de gestação e salva bebê

O caso emocionante ocorreu em Ceilândia. A mãe e a criança foram levadas em perfeito estado de saúde ao hospital

atualizado

Compartilhar notícia

CBMDF/Divulgação
1 de 1 - Foto: CBMDF/Divulgação

Acostumados a salvar vidas, os bombeiros de Brasília ficaram de frente com mais uma história emocionante e inusitada na noite desta sexta-feira (17/2). Uma equipe foi chamada na QNO 19 de Ceilândia para atender uma gestante que não sabia que estava grávida e entrou em trabalho de parto.

A criança, com apenas 20 semanas de gestação (ou cinco meses), segundo cálculos da mãe, veio ao mundo pelas mãos dos sargento Barreiro, que precisou fazer diversas manobras para reanimá-la após o nascimento. Tudo começou quando Isabel Cristina Dias, 38 anos, sentiu fortes dores abdominais e resolveu se automedicar.

Ela entrou em trabalho de parto logo depois. Como a mãe não fazia os exames de pré-natal por jamais imaginar estar grávida (seu último ciclo menstrual foi no fim de novembro), alguns fatores surgiram para complicar a situação. Uma delas foi que a criança, uma menininha, veio ao mundo por meio de parto natural.

Neste momento, o conhecimento e a destreza do sargento Barreiro, chefe de equipe dos bombeiros, fizeram a diferença. O bebê, por ser muito pequeno, facilitou o parto. Todos os procedimentos foram realizados para o sucesso no atendimento. Porém, algo parecia estar errado, pois, logo após o nascimento, a criança não respondia aos estímulos a que era submetida.

A situação deixou todos os presentes bem assustados. A criança não chorava. A experiência de 30 anos de corporação do sargento Barreiro, mais uma vez, fez a diferença. Ele aspirou as vias aéreas do bebê, clipou o cordão umbilical e o aqueceu. Por fim, fez massagem nas costas da menina.

As técnicas deram certo e o bebê chorou, emocionando a todos, inclusive a equipe dos bombeiros. A mãe e a criança foram entregues em perfeito estado de saúde no centro obstétrico do Hospital Regional de Ceilândia, que já estava pronto para recebê-las. Toda a operação durou cerca de 1h15m.

De acordo com os bombeiros, essa ação deve ser a despedida do sargento Barreiro, que entra para a reserva nos próximos dias. (Com informações do Corpo de Bombeiros)

 

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?