metropoles.com

Barragem do Descoberto atinge volume máximo e abastecimento está garantido

Segundo a Caesb, o reservatório é responsável por 60% do abastecimento de água do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Tony Winston/Metrópoles
barragem
1 de 1 barragem - Foto: Tony Winston/Metrópoles

Graças à temporada de chuvas, a Barragem do Rio Descoberto atingiu a capacidade máxima de 30 metros de altura e começou a transbordar na terça-feira (15/3). O reservatório é responsável por 60% do abastecimento de água do Distrito Federal e fornece recursos hídricos a Águas Claras, Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Samambaia e Taguatinga.

De acordo com o gerente do centro de controle da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Ulisses Assis Pereira, o fato de a barragem verter garante mais conforto aos moradores: “O DF não passa por preocupações sobre disponibilidade de água”.

A altura mínima na barragem para garantir abastecimento suficiente à população é de 20 metros. No ano passado, mesmo com 101 dias de estiagem, o menor registro foi de 26,2 metros.

Segundo a Caesb, não há um período regular para que o reservatório comece a verter e depende da quantidade de chuva. No ano passado, a barragem só começou a derramar em abril e, em 2014, em janeiro.

Além do Rio Descoberto, Brasília é abastecida por outros dois reservatórios: de Santa Maria e do Torto. Os três correspondem a 87% do volume de água distribuído em todo o DF. O restante é de origem de poços cartesianos e barragens menores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?