*
 

Estão abertas inscrições para criação da logomarca do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional (Resgata). A iniciativa vai identificar e reconhecer a atuação de empresas, órgãos públicos e empreendimentos da economia solidária que contratam presos ou ex-detentos.

Qualquer cidadão ou empresa de publicidade pode participar do concurso – promovido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça –, enviando sugestões para a arte do Selo. De acordo com Mara Fregapani Barreto, coordenadora-geral de Promoção da Cidadania do Depen, a ação é uma política para estimular a ressocialização.

“As empresas e demais organizações, públicas ou privadas, ao empregarem mão de obra de presos, ajudam a mudar paradigmas, superar preconceitos e criar oportunidades”, avalia Mara Fregapani. Ela ressalta a dificuldade que os ex-presidiários encontram para ingressar no mercado de trabalho. “A identificação de empresas que oferecem trabalho é uma quebra de paradigmas”, diz.

Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de agosto. As criações devem ser entregues em folha A4, impressas e em formato GIF, JPG/JPEG ou CDR, em alta resolução, com definição mínima de 1.200 pontos por polegada (PPP ou DPI) para possibilitar ampliação.

A escolha do vencedor será baseada na originalidade, pertinência ao tema, atratividade e outras qualidades. O prêmio não será remunerado. O edital completo com todas as regras está disponível na Portaria nº 362, de 28 de julho de 2017.

 

 

COMENTE

detentosministério da justiçadepenresgataLogotipo
comunicar erro à redação