metropoles.com

Banca pede ao TCDF suspensão do concurso da Câmara Legislativa

Funrio afirma que manifestou interesse no certame, mas não obteve resposta. A seleção pública prevê 86 vagas para a CLDF

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
CLDF Câmara Legislativa do Distrito Federal
1 de 1 CLDF Câmara Legislativa do Distrito Federal - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O concurso destinado à contratação de 86 servidores para a Câmara Legislativa corre o risco de ser paralisado. Descontente por não ter tido sua proposta analisada pela Mesa Diretora, a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (Funrio) entrou com medida cautelar no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). A entidade pede que processo de contratação da Fundação Carlos Chagas (FCC), escolhida para elaborar o edital e aplicar as provas, seja paralisado.

A Funrio levou o caso ao TCDF em 4 de julho. De acordo com o documento de sete páginas entregue à Corte, a Funrio manifestou, em abril, o interesse em participar da apresentação de proposta para o concurso. Entretanto, a entidade disse que não obteve resposta e acabou surpreendida pela notícia de que a Casa havia escolhido a FCC.

No pedido enviado ao TCDF, a Funrio vai mais longe e solicita que seja reaberto processo de escolha da banca avaliadora.

A ONG Adote um Distrital também viu inconsistência no processo que escolheu a FCC. Em documento protocolado na Câmara Legislativa, a organização pediu as justificativas técnicas que levaram à escolha da instituição e o motivo de dispensa da licitação. A entidade questiona ainda por que a Câmara não esperou o TCDF se manifestar sobre a escolha da FCC, por que a assinatura do contrato ocorreu tão rapidamente e a razão pela qual a Funrio não teve a proposta analisada.

Outro lado
O presidente da Casa, Joe Valle (PDT), disse que ainda não havia sido informado sobre os pedidos e garantiu que não houve falhas no processo. “Analisamos todas as informações e selecionamos as bancas mais capacitadas. Não houve qualquer irregularidade. Foi formada uma comissão com servidores de carreira para dar transparência a todo o processo”, afirmou o pedetista.

A CLDF, contudo, não explicou se chegou a receber proposta da Funrio. Segundo a Casa, além da FCC, cinco instituições apresentaram propostas. São elas: Fundação Getulio Vargas (FGV); Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe); Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades); Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan); e Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib). Todas foram analisadas após um chamamento público.

Veja a lista de cargos

0

Investigação
A Fundação Carlos Chagas é uma das bancas investigadas pela Polícia Civil da Paraíba por irregularidades em 93 certames realizados por diversas instituições entre 2013 e 2017. Segundo as autoridades, a FCC aparece em sete ocorrências. A entidade, contudo, nega participação nas supostas fraudes.

O delegado de Defraudações e Falsificações de João Pessoa, Lucas Sá, informou que dos casos investigados, 81 vieram a público e os demais estão sob sigilo. A maior parte dos concursos é de estados do Nordeste. Confira a lista aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?