metropoles.com

Ao aconselhar um jovem, lembre-se do que você gostaria de ter ouvido

Desse pensamento brotará o sentimento de responsabilidade de um com o outro

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
conselho
1 de 1 conselho - Foto: iStock

Nesses dias, vi uma foto com o dizer “Be who you needed when you were young” (traduzindo: seja quem você precisava quando era jovem) e fiquei pensando. Achei esse um ótimo conselho para mim mesmo, quando eu estiver na dúvida em que rumo tomar.

Lembrei quando estava no meu quarto achando que só eu era desse jeito no mundo inteirinho, porque ninguém nunca tinha me dito que era assim também. Pensei em todos os modelos que eu busquei para entender o que é ser gay e que, dentre as raras opções, tinha a Vera Verão: um mix de gay-drag queen-travesti com um pé no humor violento.

Eu vibrava ao ler sobre a – para mim exótica – existência de homossexualidade na antiga sociedade grega e romana. Nas biografias de notórios artistas e cientistas ao longo da história que gravaram seus nomes nos livros tanto pelos seus talentos quanto pelas agruras que passaram por viverem o “amor que não ousa dizer seu nome”.

Reprodução

Acho que inconscientemente tomei atitudes pensando naquele garoto que se achava diferente, na expectativa de ouvir de alguém que também era diferente como eu. Um garoto que precisou aprender a se defender, porque esperava ver alguém mais velho e mais forte para me dizer que também havia passado por aquilo, e que nunca veio.

Eu desejava ouvir uma frase de apoio que tivesse a palavra “também”.

Esse sentimento está presente em todos os meus posts. Eu coloco aqui as minhas palavras na esperança que elas voem até àquele jovem que me lê e descobre que há um caminho. Porém, é importante que esse contato também ocorra ao vivo, segurando sua mão, com a força de um abraço, mas eu ainda não consigo estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Cada vez mais, luto para construir um senso de comunidade. De que, juntos, somos mais fortes e o primeiro passo para isso é que todos nós lembremos de quem fomos quando mais jovens. Desse pensamento brotará o sentimento de responsabilidade de um com o outro, ou mais urgente, dos mais estabelecidos com os mais vulneráveis (que se tornarão fortes um dia).

E se você não tiver ideia de como ajudar um jovem que está com problemas, lembre-se de si próprio na mesma época e do que você gostaria de ouvir ou que alguém fizesse por você. Não quer dizer que todos têm a mesma experiência, mas já é uma boa medida para iniciar o suporte.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações