metropoles.com

5 sites especializados em antecipar tendências de moda e lifestyle

As empresas que fazem trendforecasting nos fazem tomar decisões cotidianas sem nem sabermos que as estamos tomando

atualizado

Compartilhar notícia

JP Yim/Getty Images
Raf Simons – Runway – NYFW: Men’s July 2017
1 de 1 Raf Simons – Runway – NYFW: Men’s July 2017 - Foto: JP Yim/Getty Images

Complexo, um pouco obscuro, repleto de códigos prontos a serem decifrados. Trendforecasting é um tema que faz meus olhos brilharem. É a pesquisa de tendências macro e micro que serão utilizadas pelas empresas de bens e serviços em forma de relatórios.

Repletos de informações valiosas, esses documentos ajudam as empresas a entenderem e, mais importante, a se comunicarem com grupo de consumidores e futuras gerações.

Não é previsão de futuro e nem puramente tomada de decisão. O debate gira em torno do questionamento: “Trendforecating cria tendências ou apenas as identifica?”

A única certeza? Esse movimento é a mão invisível, que nos faz tomar decisões cotidianas sem nem sabermos que as estamos tomando. Qual marca de cereal comprar no mercado, se apaixonar por um jeans rasgado ou escolher a cor do esmalte.

A pesquisa de tendência tem duas fases: pré e pós-internet. Antes do mundo ‘www’ era feita por um grupo seleto de pessoas, presentes em desfilhes de moda, feiras de design, eventos de música. No pós-internet, as agências de trendforecasting ainda têm muita força, mas o poder agora está diluído, já que estamos todos conectados e temos acesso a um furacão de informações.

É natural pensar que as tendências giram em torno da moda. Comida, política, design, viagem: está tudo conectado. As tendências circulam em todas as direções e um campo influencia o outro de maneira quase imperceptível.

Eu poderia me alongar nesse assunto tão complexo, mas gostaria de dividir com vocês alguns sites e blogs que leio semanalmente e que são especializados em reports de tendências e muitas reflexões.

1. WGSN
Considerada a maior empresa de trendforecasting do mundo, tem clientes como Zara, H&M, Adidas, Samsung e Starbucks. Empresas e pessoas podem assinar seus reports pagos, mas a WGSN tem um blog (em português) e um Tumblr incríveis para quem quer ter um pouco da experiência de seus reports.

2. K-Hole
A K-Hole não era uma agência. Começou como um coletivo de artistas e publicitários que observavam pessoas e movimentos de lifestyle, para construírem relatórios. Um desses documentos acabou se tornando uma tendência, o Normcore. Assim, o coletivo se transformou em agência de trendforescasting e consultoria. Os relatórios são incríveis! Todos em inglês, galera.

© Christian “Megazord” Oldham

Uma publicação compartilhada por K-HOLE (@kholetrends) em

3. Kjaer Global
Agência inglesa, além de pesquisar tendência, pega muito forte no ponto de decifrá-las para cada cliente. Atendem AUDI, Levis, Adidas, Ikea entre outras empresas de peso. A empresa tem um blog com artigos ótimos. Todos em inglês.

Designers from the past: Eric Kirkham Cole

Uma publicação compartilhada por Anne Lise Kjaer (@kjaerglobal) em

4. Springwise
“Fonte global de inovação” é como se denominam. A plataforma tem um newsletter gratuito e um pago muito completo. Publicam notícias sobre novidades todos os dias e de todos os cantos do mundo. Em inglês.

5. Trend Watching
Agência de trendforecasting que atende Google, Unilever, Natura, Disney e tem uma sede aqui em São Paulo. Eles publicam artigos gratuitos para não assinantes. Que alegria! Também em inglês.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?