">
*
 
 

Na coluna desta semana, chamei a nutricionista Larissa Cerqueira, especialista em nutrição esportiva, para falar sobre a vida saudável dos cinquentões de Brasília.

A capital completa 57 anos e é uma cidade jovem e cheia de energia. Por conta do clima seco, com temperaturas altas e sol o ano todo, é um lugar muito convidativo para praticar esportes. Conclusão, estilo de vida saudável tem lugar cativo no cardápio do brasiliense.

Uma parcela do público adepto desse estilo de vida são justamente pessoas com idade entre 50 e 60 anos, contemporâneas à cidade. São os mais novos aposentados ou próximos da aposentadoria que resolvem investir em qualidade de vida e bem-estar como nunca puderam antes.

Eles contrariam assim o estereótipo ultrapassado de que aposentadoria  é sinônimo de vida pacata e ociosa. Pelo contrário, é uma fase da vida totalmente passível de incluir novos prazeres, prioridades assim como hábitos alimentares saudáveis e atividade física regular.

A idade não determina limitações físicas ou implica dietas restritivas ou focadas em tratamento de doenças."

Na prática, o que o novo idoso quer e precisa é de alimentação rica em nutrientes.

  • Minerais: zinco, magnésio, cálcio
  • Proteínas de alto valor biológico (ovos, peixes ricos em ômega 3) que são essenciais para função cognitiva)
  • Vitaminas: essencialmente a D por ser um dos pilares na manutenção da saúde óssea e muscular, além de fundamental à imunidade e à disposição física
  • Vegetais e frutas, se deixadas de lado, associadas ao passar dos anos implicam fator de risco elevado no desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e câncer
  • Ou seja, nutrição é garantia de uma vida mais plena e de alta qualidade.

O que se pode desejar após os 57 anos de vida? Tanto para nossa cidade quanto para seus cidadãos que tanto contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento do país? Vai muito além de viver muito (expectativa de vida só cresce no Brasil).

Desejamos e merecemos viver no patamar máximo de nossa potencialidade física, mental, emocional, de maneira digna e justa. Por mais Nutrição em nossos corpos e em nossa alma para continuarmos a longa jornada de crescimento e felicidade. Parabéns, Brasília!

 

FitnessSaúdeBem-estar
 


COMENTE

Ler mais do blog