metropoles.com

PDT se declara contra a aprovação da Reforma da Previdência no DF

Em nota divulgada nesta quinta (31/8), o partido ressaltou que as mudanças não resolvem os problemas do GDF e tiram autonomia do instituto

atualizado

Compartilhar notícia

Rafela Felicciano/Metrópoles
Joe Valle
1 de 1 Joe Valle - Foto: Rafela Felicciano/Metrópoles

O PDT tem dado demonstrações de independência do Palácio do Buriti nos últimos dias. Na mesma semana em que a legenda se comprometeu a “construir uma alternativa” para disputar cargos majoritários, como o de governador, em 2018, redigiu uma nota contra a aprovação imediata da reformulação da Previdência dos servidores do GDF.

Em nota assinada pelo presidente regional da legenda, Georges Michel, o
 partido do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, e do distrital Reginaldo Veras afirmou que “entende ser prudente a realização de maiores debates públicos, com a participação dos sindicatos representativo de categorias envolvidas, dos próprios servidores afetados pela modificação pretendida”.

Sob forte pressão de Rodrigo Rollemberg (PSB) para aprovar a medida na Casa na próxima semana, 13 deputados se declararam a favor da reforma — exatamente o número de votos necessários para aprovar a lei. 

As mudanças preveem a junção de fundos do Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev) e limitação das futuras aposentadorias ao teto do INSS, hoje em R$ 5,5 mil. As novidades ainda incluem a criação um fundo de previdência complementar.

No documento, o PDT afirma que o PLC n° 122/2017 “não resolverá o problema da folha de pagamento dos aposentados a médio e longo prazo e que o texto modifica a natureza da direção do Iprev para torná-lo fundação de direito privado. Dessa forma, seria esvaziada a influência decisória dos próprios servidores, que hoje contam com representantes no Conselho Administrativo do instituto”.

Um rompimento entre o PDT e o PSB de Rollemberg é cogitado há meses. Resta saber se o partido de Joe Valle vai querer abrir mão das centenas de cargos que tem na administração do atual governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?