metropoles.com

Mesmo com prazo maior, Educação não melhorou ensino especial no DF

Conheça os bastidores e os personagens do que foi notícia em Brasília nos últimos dias. Esta semana também promete

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
educação especial DF_Rafaela Felicciano
1 de 1 educação especial DF_Rafaela Felicciano - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Me dá um prazo aí
Advertida a fazer reparos em centros de Ensino Especial (CEEs) do Distrito Federal, a Secretaria de Educação contou com a boa vontade do Tribunal de Contas do DF (TCDF) para dilatar por duas vezes o prazo inicial de 30 dias concedido em abril. Os trabalhos incluíam modificação da rede elétrica, instalação de reservatórios de água, troca do piso de quadras de esportes e reconstrução de edificações irregulares. Mas nem mesmo a ajudinha do TCDF fez com que a pasta realizasse as obras em sua totalidade. Com as prorrogações, o período de execução das reformas termina no próximo dia 9, e até semana passada apenas o CEE nº 1 do Guará havia recebido melhorias – devidamente celebradas em um café da manhã. A unidade de Sobradinho, com 47 anos e constantes quedas de energia, só recebeu a visita de técnicos da secretaria. Eles fotografaram os problemas e foram embora. Nenhum fusível sequer foi trocado. A rede pública de ensino do DF conta com 13 centros de ensino especial, onde estão matriculados 2.339 alunos (imagem em destaque).

Condenado.com

Reprodução
O Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) obrigou o Google a retirar do YouTube vídeos com ofensas a dois auditores-fiscais da Receita Federal. Em uma das publicações, o réu – que foi condenado a pagar R$ 15 mil de indenização a cada denunciante por danos morais – se refere aos servidores federais por termos como “babaca”, “bebê chorão”, “burros” e “bobões”. Em outra, intitulada “Aprenda a Roubar com a Receita Federal”, ele teria veiculado (sem autorização) a imagem dos auditores, descrevendo-os como “piores bandidos que existem”. Ao recorrer à Justiça, os servidores alegaram prejuízos à imagem e à honra. A 6ª Turma Cível concordou que houve excesso de linguagem, o que extrapolou os limites da liberdade de expressão. E bateu o martelo sobre os vídeos, determinando “de rigor sua remoção da rede mundial de computadores”.

Andança anti-drogas
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Das 8h às 14h deste domingo (2/7), a Coordenação do Centro de Políticas Públicas da PMDF promove a Caminhada Proerd – Caindo na Real, no Parque da Cidade. O evento tem o objetivo de incentivar hábitos saudáveis e conscientizar os brasilienses dos perigos do consumo de drogas. A concentração será no estacionamento 12 do Parque Ana Lídia.

PF contra bicos
A Polícia Federal fez uma operação em todo o país na sexta-feira (30/6) para coibir serviços irregulares de segurança privada. Dentre os alvos, policiais que atuam fora do horário de trabalho na proteção de comércios. Chamou atenção dos federais o número de mortes de homens da Segurança Pública durante a realização desse tipo de serviço, os chamados bicos. A estimativa, segundo a PF, é que a segurança privada clandestina movimente por ano cerca de R$ 60 bi no país – sem pagar impostos e os direitos trabalhistas dos homens e mulheres que arriscam a vida na defesa dos estabelecimentos.

Creche integral
em presídios

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os distritais aprovaram, e já foi publicada no DODF, emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2018 que garante a oferta de creches em tempo integral nos estabelecimentos prisionais para mulheres no DF. Os espaços, em área anexa, separada da detenção, receberão crianças de até 6 anos, filhas das internas, e devem contar com equipe especializada para cuidar dos pequenos. Ali, as mães poderão dar de mamar a seus bebês até que eles tenham, no mínimo, 12 meses. A iniciativa é do deputado Wellington Luiz (PMDB). A inspiração, segundo ele, veio dos 28 anos de atividade como policial civil, quando várias vezes presenciou mães sendo separadas dos filhos de colo após serem presas ou que deram à luz no cárcere, mas não conseguiram sequer amamentar seus rebentos.

STF a um clique
Desde sexta-feira, o aplicativo “Supremo em Ação” fornece informações detalhadas sobre a produção de sentenças e o volume de processos judiciais a cargo de cada um dos 11 magistrados do STF, inclusive as ações que ainda dependem de uma decisão. O aplicativo já está disponível para o sistema Android e, em breve, poderá ser baixado em iOS.

Em busca de mais um título

Daniel Ferreira/Metrópoles

O secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena, embarca neste domingo para Paris (França). Vai defender pessoalmente a adesão de Brasília à Rede de Cidades Criativas, na sede da Unesco. Levará documentos na tentativa de trazer para a capital o título internacional de Cidade Criativa, ostentado por apenas 34 cidades no mundo. A intenção é reforçar a imagem de Brasília como capital atraente ao turismo e fomentar a economia criativa, com soluções modernas e sustentáveis. O título defendido é na categoria design. A Unesco dá início à análise em 10 de julho e divulga o resultado em outubro. Diante de um cenário de crise econômica, e após ter sofrido desgaste por viajar a Las Vegas (USA) acompanhado pela namorada e com contas pagas pelo contribuinte em 2016, Recena parece ter aprendido a lição. Desta vez, garante, embarca apenas com um representante do Itamaraty e pagará a passagem do bolso.

Podemos? 
Cada um joga com o centroavante que consegue e o “Podemos” – nome adotado pelo antigo Partido Trabalhista Nacional (PTN) –, que fez o lançamento oficial de sua nova alcunha no sábado (1º), no Centro de Convenções, escalou os senadores Romário e Álvaro Dias para conduzi-lo à liderança da disputa por votos em 2018. A dupla deixa, respectivamente, o PSB-RJ e o PV-PR. Romário é pré-candidato ao Governo do Rio de Janeiro, e Dias, à Presidência da República. Ninguém sabe se a triangulação entre os dois e o Podemos dará certo, mas, assim como nos campos, o jogo político precisa ser jogado. Neste domingo, o partido elege a nova Executiva nacional. Atual presidente da sigla no DF, o distrital Rodrigo Delmasso deve ser reeleito para um assento no comando partidário. As convenções regionais acontecem em outubro próximo.

(Com edição de Ana Helena Paixão)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?