metropoles.com

Ex-secretário do DF anuncia candidatura a deputado federal

Levado ao PDT por Cristovam Buarque, Marcelo Aguiar já esteve à frente da Ciência e Tecnologia e da Educação nas gestões Rollemberg e Agnelo

atualizado

Compartilhar notícia

Toninho Tavares/Agência Brasília
Marcelo Aguiar – Toninho Tavares_Agência Brasília
1 de 1 Marcelo Aguiar – Toninho Tavares_Agência Brasília - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do DF, Marcelo Aguiar, é pré-candidato a deputado federal pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ao menos, é essa a sua vontade. Ainda falta o aval do partido. “Se depender de mim, serei candidato. Tenho o que mostrar”, afirmou. A candidatura a federal é para não chocar com uma possível tentativa de reeleição do amigo Cláudio Abrantes (sem partido): não disputar o mesmo cargo será a única condição de Aguiar para lançar-se na corrida por votos em 2018.

Ele pretende trabalhar pautas com as quais tem familiaridade. Além de ter colaborado com a gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB) na área de ciência e tecnologia, Marcelo Aguiar foi secretário de Educação no governo de Agnelo Queiroz (PT). Porém, até hoje é conhecido pela ligação próxima com outro ex-governador do DF, o atual senador Cristovam Buarque (PPS). O pedetista era secretário-executivo da ONG Missão Criança, criada por Cristovam ao deixar o GDF. E foi o senador quem o levou ao PDT, partido ao qual o político esteve filiado por 11 anos, a contar de 2005, quando saiu do PT.

Apesar de uma campanha para a Câmara dos Deputados ser mais dura do que à CLDF, para o PDT-DF é interessante lançar candidato. A sigla tem 19 deputados federais, mas nenhum do DF. O último pedetista eleito pelos brasilienses foi Reguffe, em 2010, com o apoio de 266.465 eleitores. Mas o sucesso nas urnas não foi suficiente para mantê-lo no partido. O hoje senador Reguffe deixou a sigla junto com Cristovam Buarque, em fevereiro de 2016.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?