metropoles.com

E eis que surge um poste (e um balão) no meio da calçada

Conheça os bastidores, e os personagens, do que virou notícia nesta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
nota calçadas cadeirantes abre
1 de 1 nota calçadas cadeirantes abre - Foto: Reprodução

No meio do caminho, um poste
Uma obra que deveria atender a uma antiga reivindicação de pedestres da Candangolândia acabou virando piada nas redes sociais. Ao fazer uma passagem para a comunidade transitar entre as quadras 1 e 3, a Administração Regional esqueceu de que havia um poste no percurso. Após novas reclamações da população, os executores resolveram emendar o projeto: fizeram uma espécie de “balão” em plena calçada (foto em destaque). “Só não entendi por que não desviaram do poste. Era coisa de um metro. A preferência é de quem nesse caso? De quem está dentro do balão ou chegando?”, brincou um morador, pela internet (veja abaixo). Segundo a Administração Regional, “a obra será executada de forma a atender ao projeto básico, que segue às normas da NBR – 9050/2015. Informamos ainda que os projetos elaborados pelo órgão sempre atenderam às regras de acessibilidade definidas nas normas de construção.” Então, tá!

0


Está formada a quadrilha

O governo local desembolsou R$ 84 mil para pagar o equivalente a uma apresentação de três horas e meia de duração para sete equipes de quadrilha no evento Brasília Junina. As performances foram feitas entre os dias 16 e 18 na praça da Administração de Ceilândia e atraíram, ao todo, 2 mil pessoas, de acordo com a Secretaria de Cultura. Guará, Sobradinho, Paranoá, Taguatinga, Planaltina e Samambaia ainda receberão o evento, realizado por meio de chamamento público. Em 2016, 4 mil brasilienses prestigiaram o Brasília Junina, em seis regiões administrativas.

Deu bicho no MapaPMDF/Divulgação

Visita inusitada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Mapa. Por volta das 15h, o Batalhão Ambiental da PM baixou no anexo do prédio para fazer o resgate de um filhote de saruê. Funcionários se deram conta da presença do intruso e, depois de terem certeza de que não era um rato, conseguiram pegá-lo e mantê-lo em uma caixa de papelão até a chegada do grupo especializado na lida com animais silvestres. Os militares acomodaram o bebê saruê em um balde, confirmaram que ele estava com boa saúde e o devolveram à natureza.

Apoio dos policiais civis
Em plena campanha salarial, representantes do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-DF) fizeram questão de acompanhar a sessão da Câmara Legislativa que aprovou a transformação do Hospital de Base em instituto. Eles foram apoiar os colegas da saúde, que enxergam a mudança administrativa na unidade como terceirização irregular de serviço público e ameaça a seus empregos.

Só na promessa
A Polícia Civil tem projeto para desenvolver o IML Móvel, serviço a ser executado durante as blitz do DF. Seria uma parceria do Detran e da PCDF para que motoristas embriagados fossem presos logo na abordagem. A proposta aumentaria o número de flagrantes e tornaria as ações mais eficientes. O problema é que o projeto nunca foi pra frente por conta do baixo efetivo de médicos legistas na corporação.

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Tem, mas não chama
A Lei nº 12.803/2013 abriu 80 novas vagas para legistas na PCDF, que, à época, já contava com 80 desses profissionais. Ou seja, a norma fixava em 160 o número ideal de legistas na corporação. Hoje, há apenas 67 em serviço: um déficit de 93 profissionais. No entanto, 50 aprovados no último concurso aguardam nomeação – o concurso vence em abril de 2018 e os concursados já passaram pela fase inicial de treinamentos. A promessa de implantação do IML Móvel vem junto com a expectativa pela nomeação dos novos médicos legistas.

Escapando de fininho

Kácio Pacheco/Metrópoles
Denunciado por tortura pela Procuradoria Geral da República, o conselheiro do TCDF Márcio Michel teve seu julgamento mais uma vez adiado pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça. O processo do ex-delegado da 35ª DP (Sobradinho) está nas mãos do ministro Herman Benjamin, relator do caso. Doutor Michel, sua alcunha da época de distrital, foi acusado de tortura por uma empregada doméstica, em 2009. Segundo a denúncia, ele queria que a mulher confessasse participação em um assalto à residência onde trabalhava. Michel chegou a processar a denunciante por calúnia, mas perdeu a ação.

Fechados na oposição

DivulgaçãoAs alianças para 2018 continuam a todo vapor. O presidente do PTB-DF, Alírio Neto, e Jofran Frejat (PR) almoçaram nesta quarta-feira (21/6) na Galeteria Beira Lago (Setor de Clubes Sul). Saíram decididos a manter parceria para uma chapa majoritária de oposição a Rodrigo Rollemberg (PSB) nas próximas eleições. Vão esperar, porém, o resultado das pesquisas de opinião para decidir quem será o candidato a senador e a governador. O deputado federal Alberto Fraga (DEM), que também tem se reunido com a dupla, foi convidado para o encontro, mas não pôde ir.

Em 2018, só 23 vagas
Depois de pelo menos sete distritais transformarem seus discursos de terça-feira (20) em desagravo ao presidente do SindMédico, Gutemberg Fialho – atacado semana passada pelo governador Rollemberg –, Agaciel Maia (PR) fez comentário sarcástico. Disse que nas próximas eleições só haverá 23 vagas na disputa para a Câmara Legislativa. A 24ª, afirmou, já é do sindicalista. A declaração pôs fim aos discursos solidários. E Gutemberg, que sempre negou ser candidato a qualquer cargo, desta vez correu para dizer apenas não ter a menor intenção de sair a distrital.

Retrato delas
Divulgação
Uma exposição com 12 fotos de mulheres que sofreram algum tipo de assédio, tentativa ou abuso sexual está aberta ao público até a próxima quinta-feira (29/6), no Fórum do Guará, que fica no Conjunto 2 da QE 25. As imagens são do fotógrafo carioca Márcio Freitas. A exposição “Nunca me Calarei” já passou por São Paulo e Rio de Janeiro.

Mau exemplo
Dos 80 processos julgados desde o início do ano no Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 35 tratavam de punições disciplinares a magistrados, abertura de processos administrativos para investigar a conduta de juízes ou desembargadores e autorizações para prorrogar o prazo de conclusão de investigações. O número equivale a 43% de todas as decisões do Plenário do CNJ até 16 de junho.

Debutante
Carlos Humberto/SCO/STF
No início da sessão de terça (20), da 2ª Turma do STF, o ministro Edson Fachin prestou homenagem a Gilmar Mendes pelos 15 anos de sua posse no Supremo. Indicado para o cargo pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, Mendes tomou posse em 20 de junho de 2002. “O tempo passa e quase não o percebemos”, disse o ministro ao agradecer a lembrança e as homenagens.

Da pizza ao acarajé
Depois de a cassação da chapa Dilma-Temer terminar em pizza no TSE, manifestantes contrários à decisão resolveram protestar, novamente, no fim da tarde desta quarta (21), em frente ao Tribunal. Os membros do modesto grupo, vestindo verde e amarelo,  gritavam palavras de ordem ao microfone para os poucos seguranças que ali estavam. Cumprido o dever cívico, os manifestantes foram forrar a barriga, atacando os produtos vendidos por duas senhoras ali mesmo. Desta vez, no cardápio, só tapioca e acarajé.

Compartilhar notícia