">
*
 
 

Depois de ameaçar parcelar os salários de servidores e aposentados do GDF, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) decidiu fazer um pequeno agrado e depositar o pagamento com um dia de antecedência. Isso quer dizer que o funcionalismo público local vai passar o feriado de 7 de Setembro com dinheiro na conta. O crédito será feito na noite desta quarta-feira (6/9). Na gestão Rollemberg, tradicionalmente os vencimentos são pagos no 5º dia útil do mês.

Sobre os salários de setembro, pagos em outubro, ainda paira uma nuvem de dúvidas. O Palácio do Buriti alerta que só será possível honrar a folha integral e em dia caso os deputados distritais aprovem, nesta terça (5), o projeto que muda a previdência dos servidores do GDF.

A proposta do Executivo é criar uma previdência complementar para novos servidores públicos, além de reunir em um só fundo de pagamento de aposentadorias todos os funcionários do governo do DF.

Atualmente, existem dois fundos. No financeiro, estão pessoas que entraram nos quadros do governo de Brasília até 31 de dezembro de 2006. Com 58 mil aposentados e 52 mil servidores da ativa contribuintes, ele fechou 2016 com um rombo de R$ 2,1 bilhões.

Já o capitalizado tem 34 mil funcionários da ativa contribuintes que custeiam a aposentadoria de apenas 152 pessoas. Todos eles ingressaram no serviço público após 31 de dezembro de 2006. Com a possibilidade de usar os recursos dos dois fundos para pagar todos os aposentados, o Executivo deixaria de tirar R$ 170 milhões mensalmente do caixa do Tesouro para cobrir os gastos com a previdência.

servidorprevidência dos servidores do GDFsalário antecipado
 


COMENTE

Ler mais do blog