metropoles.com

Agora vai. Em meio à constrangedora crise financeira do DF, distritais criam frente parlamentar pelo fim do embargo econômico a Cuba

Em meio à uma crise econômica que tem consumido a energia do governo, a paciência do contribuinte e a confiança do servidor público, há quem encontre motivos para relativizar os problemas daqui e pensar nas mazelas de… Cuba. Acontece na noite desta terça (22), uma sessão solene para comemorar o lançamento da Frente Parlamentar de […]

atualizado

Compartilhar notícia

Raphaella Bechepeche
foto (1)
1 de 1 foto (1) - Foto: Raphaella Bechepeche

Em meio à uma crise econômica que tem consumido a energia do governo, a paciência do contribuinte e a confiança do servidor público, há quem encontre motivos para relativizar os problemas daqui e pensar nas mazelas de… Cuba.

Acontece na noite desta terça (22), uma sessão solene para comemorar o lançamento da Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba e pelo Fim do Embargo Econômico.

O autor da proposta é o distrital Ricardo Vale (PT). Em 31 de agosto, ele aprovou o requerimento para a realização da homenagem.

Na justificativa apresentada à Câmara, o deputado diz que será “um importante instrumento de diálogo, reflexão e uma grande contribuição do nosso país para a remoção do bloqueio e a reintegração total de Cuba ao contexto das nações do continente.

O assunto mobilizou dois deputados – Ricardo Vale e Reginaldo Veras (PDT) -, dois embaixadores, outros dois representantes da Embaixada de Cuba, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), além do presidente do PDT no DF, Georges Michel.

Em nota enviada à coluna, o autor do requerimento, Ricardo Vale, diz:
“Estou concentrado nos problemas econômicos e políticos do DF e não tenho medido esforços para ajudar nossa cidade a passar por essa crise sem que os mais pobres sejam prejudicados.
Mas, isso não impede que eu seja solidário, também, ao povo cubano e a todos os povos do mundo. Solidariedade é um sentimento que deveria mover nossa vida não deveria ter crise que afastasse essa palavra do nosso vocabulário, das nossas ações cotidianas. 
O maior exemplo de que a solidariedade deve romper todas as barreiras é a visita do Papa Francisco, nesta semana, à Cuba, vive há 50 anos um período de intolerância e as duras consequências disso, por conta dos embargos que os EUA impõe àquele povo. 
Torço pela retomada das relações bilaterais desses países e luto contra todas as formas de intolerância e segregação, que são um perigo para qualquer população, seja no DF, Brasil, Cuba ou outra parte do mundo. 
Trazendo a discussão para o DF e parafraseando o Papa, que disse que o mundo precisa de reconciliação, digo o mesmo ao governador Rollemberg: o DF precisa de uma reconciliação, para que os mais pobres não paguem a conta da crise.”
Bonitas palavras, deputado, mas como na canção de Caetano, o Haiti continua sendo aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?