metropoles.com

Venda de carros à vista bate recorde. Mas financiar é opção preferida

Quatro em cada 10 compradores compram veículos sem usar bancos. Mas o financiamento corresponde a 58% do comércio no primeiro semestre, segundo as financeiras das montadoras

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
1 de 1 - Foto: Divulgação

Crise vai, não vai, acaba, vem mais forte, não para. E você? Compra a prazo, seja por medo, estratégia, esperteza ou falta de dinheiro.

Tanto que o pagamento a prazo segue sendo a opção mais utilizada pelo consumidor na hora de fechar um contrato de compra do veículo zero quilômetro.

Dados da Anef, a associação das empresas financeiras das montadoras, mostram que no primeiro semestre deste ano, 58% dos negócios utilizaram essa modalidade de crédito.

O CDC, o tal e popular crédito direto, foi o preferido por 50% dos compradores. Em seguida, o consórcio (6%); por fim, o leasing (2%).

As vendas à vista, por sua vez, bateram recorde e atingiram a marca de 42% – superando em dois pontos percentuais o resultado alcançado no ano passado.

No segmento dos veículos pesados, o programa de financiamento estatal (Finame) é o responsável pela maior parte das operações, com 63% dos contratos.

Outras modalidades utilizadas na compra de um caminhão foram CDC (15% das negociações) e leasing (1%), enquanto as entregas por meio do consórcio atingiram 4%.

No mercado das motocicletas, as entregas pelo consórcio responderam por 38% das vendas. No primeiro semestre deste ano, as compras à vista e no CDC empataram com 31% dos negócios.

Banco é banco, mesmo que seja apenas da área de financiamento automotivo: o saldo das carteiras no primeiro semestre somou R$ 169,3 bilhões – e olhem que houve queda de 14,2% nos últimos doze meses e de 1,3% em relação ao mês anterior.

Esse valor correspondeu a 3% do Produto Interno Bruto(PIB) e manteve o percentual alcançado no mesmo período do ano passado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?