metropoles.com

LED em calçada com semáforo na Holanda alerta distraídos com o celular

A luz fica verde ou vermelha e permite que os moradores “enxerguem”, sem nem sequer levantar a cabeça, se o semáforo está aberto ou fechado

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Dutch News
1 de 1 - Foto: Foto: Dutch News

No Distrito Federal, 128 de pedestres morreram atropelados no ano passado, segundo o Detran. Desempenho pior, só em 2011. Também, pudera: basta dar uma volta de meia hora em algumas regiões da capital da República para se ver dezenas de faixas de pedestres desbotadas.

Já na Holanda, o negócio é ousar. A cidade de Bodegraven, por exemplo, achou um jeito de alertar moradores que vivem grudados no Facebook, no WhatsApp: encheu algumas calçadas com uma iluminação que reflete a cor do semáforo de pedestres.

Isso garante que eles “enxerguem” o verde ou o vermelho e saibam, sem nem sequer levantar a cabeça, se hora é de cruzar a rua – e, assim, não sejam atropelados.

Gostou da ideia? Em Brumeen, a prefeitura local está testando a primeira faixa que ilumina pedestres, melhorando a visibilidade para os motoristas. Veja vídeo em https://goo.gl/j0uAkJ.

Ah, em Eindhoven foi criada no ano passado uma pista exclusiva de ciclismo inspirada no quadro “A Noite estrelada”, de Van Gogh. A ciclovia, feita com pequenas luzes de LED, brilha no escuro e cria um efeito fantástico (veja foto abaixo).

Foto: Divulgação
Em relação às luzes de LED, grandes cidades como Sydney, na Austrália, também adotam algo semelhante em pelo menos um cruzamento.

O Mobilize Brasil lembra, por exemplo, que Augsburgo, na Alemanha, ganhou esse tipo de sinalização nas linhas de bonde da cidade depois que uma adolescente morreu atropelada: ela andava distraída com o celular e ouvia música.

E mais ações para amenizar tantos distraídos: Chongqing, na China, Antuérpia, na Bélgica, testam faixas exclusivas para pessoas preocupadas com o smartphone do restante dos cidadãos.

Compartilhar notícia